Em horários críticos a Avenida da FEB não comporta mais o fluxo de veículos.
Agosto registra o maior número de acidentes de trânsito em VG
A Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG) registrou, no período de janeiro a agosto deste ano, 1.111 ocorrências envolvendo acidentes de trânsito. Destes, 167 foram registradas apenas no mês de agosto, correspondendo a 15% do total. Em 2009, durante todo o ano, foram atendidas 1.400 ocorrências. Na comparação com o ano passado, nos primeiros oito meses de 2010 houve um acréscimo de 20,34%. O aumento do número de veículos é um dos fatores que contribuiu para a elevação do percentual de acidentes de trânsito este, avalia a GM.
A instalação de uma base da Guarda Municipal na região central de Várzea Grande também foi responsável pelo aumento dos casos. “Por estarmos em uma localização estratégica, a facilidade de acesso aos locais das ocorrências e dos condutores aos serviços prestados pela corporação é maior”, explica o inspetor de ensino e instrução da GM/VG, Juliano Lemos, sobre o grande número de acidentes de trânsito verificado em agosto. A Regional-Centro está, desde julho, instalada junto à sede da Agência Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano, próxima ao Terminal André Maggi.
A estatística divulgada pela Guarda Municipal aponta a Avenida da FEB como a via com maior número de registros de acidentes de trânsito. Os trechos da região do Zero km e Ponte Nova são os mais críticos. “A FEB não comporta mais o atual fluxo de veículos que por lá trafegam diariamente. Junto à incapacidade de absorção do trânsito, o stress do motorista contribui, ainda, para o aumento no número de acidentes”, esclarece Lemos. As avenidas João Ponce de Arruda, Dom Orlando Chaves e Júlio Campos figuram, também, como vias com altos índices de acidentes.
O período vespertino (12h às 18h) é o que mais registra ocorrências relativas a acidentes, 34% do total. Matutino (6h às 12h) e noturno (18h às 0h) apresentam índices bem próximos com, respectivamente, 33% e 31% do número final de ocorrências no mês de agosto atendidas pela Guarda Municipal.
Infrações
No mês de agosto, a infração mais comum notificada pela Guarda Municipal de Várzea Grande foi o desrespeito ao semáforo. De um total de 116 notificações, 15 (13%) foram de motoristas que avançaram o sinal vermelho. Em segundo lugar no ranking aparece a condução de veículos sem habilitação ou permissão (9%). Estacionar o veículo no ponto de ônibus (7%), dirigir falando ao celular (5%) e transitar pela contramão de direção (4%) foram outras infrações bastante recorrentes no último mês.
Assim como no caso dos acidentes de trânsito, o número de infrações teve um aumento de 41,57% se comparado ao mesmo período do ano passado (janeiro a agosto). Em 2009, a Guarda Municipal registrou 846 casos; este ano, já são 1.448.
Comentários