Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Dezembro de 2013 às 09:13
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Olhar Direto/Ilustração
Após um longo período com clima ameno, Cuiabá voltará a conviver com forte calor, mesmo com tempo nublado e chuvas nos próximos dias. A temperatura voltou a subir na capital, por conta de uma massa de ar seco estacionada sobre o Estado e que deve fazer com que o tempo volte a ficar cada vez mais quente. O prognóstico é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê alta da temperatura e calor intenso para este final de semana.


 
Os termômetros na capital mato-grossense marcaram nesta quinta-feira (26), máxima de 34,1 graus centígrados na mais alta do mês. A sensação térmica era de pelo menos 40ºC, com tendência à elevação nas próximas horas. Para esta sexta-feira (27) a meteorologia prevê a máxima em torno dos 34 ºC, mesmo valor para o sábado (28). 


 
No domingo (29), os termômetros devem registrar temperatura máxima de 35ºC, segundo o Inmet. De acordo com o instituto, um bolsão de ar seco sobre o Estado de Mato Grosso vem ocasionando essa oscilação, inclinando para uma alta. A máxima observada na segunda-feira (23) foi de 31,8ºC . Na terça-feira (24), houve registro de 29,5ºC. O feriado de Natal (25) em Cuiabá viu uma temperatura máxima de 30,5ºC.


 
O Inmet alerta que a umidade relativa do ar estará sujeita a alterações drásticas, como no domingo, quando deve apresentar queda de 95% para 55%. Técnicos do instituto afirmam que os valores da previsão estão sujeitos à oscilação de acordo com a precipitação. Estão previstas chuvas com trovoadas diárias, desta sexta-feira até o domingo, especialmente no final da tarde, interrompendo a ação da massa de ar seco e fazendo baixar a temperatura, parcialmente. Para o período noturno, a previsão é de chuva fina por volta da meia-noite. 


 
De acordo com o Inmet, o tempo em Mato Grosso, difere do que vem acontecendo no Sul do país e na Argentina, onde uma onda de calor atinge milhões de pessoas. As altas temperaturas foram observadas em várias regiões do Brasil. O Rio Grande do Sul passa por dias de calor intenso. Na tarde de ontem a maior máxima do Estado foi registrada em Uruguaiana-RS, na fronteira oeste, com 39,4°C. No dia de Natal, 18 municípios gaúchos tiveram termômetros acima dos 35°C. “O centro e sul da América do Sul está vivendo um período de calor extremo, batendo inclusive áreas desérticas tradicionalmente quentes como o Saara”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. 


 
A sensação de calor ultrapassou 40ºC em diversas cidades catarinenses nesta quinta-feira (26). Em Joinville, no Norte, a sensação chegou a 48ºC, conforme dados da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet). Já em Blumenau, no Vale do Itajaí, a sensação chegou a 46ºC, segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops). Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o que faz com que a sensação de calor seja maior do que a temperatura é a combinação de calor com alta umidade do ar em estado de vapor. 


 
A onda de calor intenso atinge o Uruguai, Paraguai, sul do Brasil e a Argentina. Na tarde de ontem, dia de Natal, foi registrada a maior temperatura do mundo no norte argentino, com máxima de 45,5°C no aeroporto de Chamical, em La Rioja , segundo informações do Ogimet. O calor fez com que Buenos Aires, Rosário e os arredores dessas cidades entrassem em alerta vermelho, que é o nível máximo no país





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1145/visualizar/