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Nacional
Sexta - 17 de Setembro de 2010 às 20:28

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O governador do estado de Santa Catarina, Leonel Pavan, conheceu nesta sexta, 17 de setembro, as obras do Porto de Itapoá e solicitou todo o empenho da construtora Fortunato para que a conclusão da estrada de acesso seja feita antes da inauguração do empreendimento. Pavan foi recepcionado pelo representante do Conselho de Administração do Porto, Odelir Battistella e pelo Diretor Administrativo-financeiro, Harry Franke. A visita foi acompanhada pelos secretários de Estado Rubens Spernau (Infraestrutura), Paulo Cesar da Costa (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Silvestre Herd (Educação), pelo Secretário de Desenvolvimento Regional de Joinville, Manoel Mendonça, pelo empreiteiro responsável pelas obras da SC 415, Odorico Fortunato, pelo Diretor Geral da SDR Joinville, Fernando Camacho, e pelo vice-prefeito de Itapoá, Mario Eloi Tavares (representando o prefeito Ervino Sperandio). 

Leonel Pavan ficou impressionado com a qualidade e organização dos processos e da obra do Porto, única do setor portuário no país a contar com três certificações: ISO 9000 (Qualidade), ISO 14000 (Meio Ambiente) e OHSAS 18000 (Segurança e Saúde). Sobre o resultado da visita, o governador afirmou que "além de fortalecer o propósito de ter a rodovia pronta para dezembro, vimos que é preciso mudar o projeto do contorno de Garuva, melhorando a acessibilidade e evitando engarrafamentos". Pavan enfatizou que os recursos para finalizar a obra do acesso ao Porto pela SC-415 já estão garantidos e prometeu que o governo vai programar novos investimentos para a realização da obra do contorno.

 "O empenho do Governador e a capacidade técnica que tem sido demonstrada pela empreiteira Fortunato nos dão a certeza de que o Porto será inaugurado na data prevista já com o acesso adequado", afirmou Odelir Battistella, satisfeito com o resultado do encontro. "O governador conheceu o Porto, gostou do que viu, constatou que estamos cumprindo o cronograma de obras e aproveitou a oportunidade para reforçar à Construtora Fortunato a importância da entrega da estrada até dezembro para que o Governo também cumpra sua parte para viabilizar este empreendimento de grande importância para a economia do Estado", complementou Harry Franke. O diretor destaca que no início de novembro a comunidade catarinense poderá acompanhar um momento de grande impacto visual nesta etapa final das obras: a descarga dos equipamentos de grande porte diretamente no píer, um acontecimento que dura mais de uma semana.

Porto de Itapoá acelera ritmo das obras, contrata funcionários e recebe equipamentos
Com as obras do cais e da ponte concluídos, pátio com 60% e prédio administrativo 50% da obra civil, o Porto de Itapoá, se prepara para a inauguração. Os primeiros equipamentos já chegaram dos Estados Unidos e da Europa. Os 26 caminhões terminal tractors, de última geração e usados para transferência de contêineres do cais para o pátio e vice-versa, tem capacidade de carga de até 60 toneladas. As 2 empilhadeiras de grande porte RS - reach stacker com capacidade de carga de até 45 toneladas são utilizadas para movimentar  e armazenar até 6 contêineres de altura e 3 empilhadeira de vazios - empty container handler são usadas para movimentar contêineres e empilhar até  7 posições de altura HC e capacidade de movimentar até 50 contêineres por hora. Todos da marca Kalmar.

Chegarão da China no início de novembro 04 STS (Portêineres Post Panamax) e 11 RTG´s (transtêineres) da marca ZPMC. Os portêineres são utilizados para carga e descarga dos contêineres no navio. Deslocando-se sobre trilhos, possuem lança levadiça de 55 metros que se estende sobre o navio, têm capacidade de içar até 75 toneladas, podendo movimentar até 50 contêineres por hora.

Os transtêineres são pórticos rolantes em estrutura de portais que se deslocam sobre pneus e são utilizados na movimentação e armazenamento dos contêineres no pátio. Possuem capacidade de carga de até 50 toneladas, 6  posições de altura e 6 posições de largura.

Em agosto, o diretor superintendente do Porto de Itapoá, Gabriel Ribeiro Vieira, assinou a ordem de serviço para a pavimentação de sete quilômetros do acesso pela Estrada Municipal José Alves, conhecida como "Estrada da Jaca", com investimentos de R$ 16 milhões. Esta via ligará o Porto de Itapoá à SC-415 cuja obra está sendo realizada pelo Governo do Estado através do Deinfra.

Investimentos adicionais do Porto no valor de R$ 6,2 milhões contemplam uma linha de transmissão de 138 kV para garantir o funcionamento do empreendimento.

A partir da inauguração, o Porto de Itapoá terá a capacidade de movimentar mais de 300 mil contêineres por ano. Após o término das ampliações, sua capacidade será incrementada para movimentar 1 milhão de contêineres.

A localização geográfica estratégica, condições naturais de profundidade e águas calmas da Baía da Babitonga são adequadas a receber navios de grande porte, com até 9.000 TEUs. Com investimentos que ultrapassam os R$ 475 milhões, o empreendimento emprega alta tecnologia para oferecer ganhos de produtividade e segurança, reduzindo tempo de carga e descarga e custos operacionais para os usuários.

O Porto de Itapoá é um terminal portuário privativo de uso misto exclusivo para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil - Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).

Contratações

O Porto de Itapoá, por meio do seu Departamento de RH, já iniciou as primeiras contratações para posições estratégicas. Os processos seletivos iniciaram em setembro para residentes em Itapoá e região Norte do Estado na busca de profissionais com perfis variados e complementares que combinam excelência operacional e administrativa.Os candidatos ou interessados em fazer parte da equipe de colaboradores devem cadastrar o seu currículo no site no www.teconsc.com.br/trabalhe_conosco. Além dos contratados diretos, a expectativa é criar outros 2.500 empregos indiretos na região.

Porto de Itapoá em números:

Investimentos: R$ 475 milhões

Cais: 630 metros de comprimento e 43 de largura

Profundidade natural: 16 metros

Berços de atracação: 2  para navios Post-Panamax de até 300 metros de comprimento, com capacidade de carga de 9.000 TEU´s cada embarcação

Ponte de acesso: 230 metros

Retroárea: 136 mil m²

Área administrativa e edificações de apoio: 9 mil m²

Gates de acesso: 6

Tomadas reefers: 1380

Equipamentos: 

- 4 STS (Ship to Shore) / Portêineres

- 11 RTG´s (Rubber Tired Gantry) / Transtêineres

- 26 terminal tractors

- 5 empilhadeiras de grande porte (2 RS e 3 ECH)

- Total de colaboradores: 250 em 2010 e cerca de 500 em 2011






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