Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 17 de Setembro de 2010 às 05:54

    Imprimir


Durante entrevista à rádio Cidade Independente, nesta quinta-feira (16), o candidato ao Senado pela coligação Senador Jonas Pinheiro, Antero Paes de Barros (PSDB) garantiu que, se for eleito, vai trabalhar para que todos os estudantes de Mato Grosso e do Brasil tenham acesso ao Ensino Médio. “Quero ser senador para promover a universalização do Ensino Médio”, disse ele.

A preocupação de Antero leva em conta os números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em julho deste ano e comprovados por uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, exibida uma semana após a divulgação dos números.

A reportagem mostrou que faltam professores para ensinar ciências exatas e biológicas, principalmente no Ensino Médio. Esse nível de ensino foi o que se saiu pior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

O resultado é uma consequência do que o governo já tinha apurado em 2008, quando um levantamento do MEC mostrou um déficit de 240 mil professores da 5ª série ao Ensino Médio. As áreas mais críticas eram, justamente, física, química e matemática.

Em nota à reportagem do Fantástico, a Secretaria de Educação de Goiás admitiu que o déficit é de mais de 3,8 mil professores, principalmente em ciências e matemática. Em Porto Alegre, a turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública teve a primeira aula de matemática do ano no final de junho.

A Secretaria de Educação do Maranhão reconheceu que faltam mais de 1,2 mil professores de exatas e de ciências no estado. Segundo a nota, não há profissionais suficientes formados nessas áreas.

De acordo com o MEC, a disciplina de física tem o maior déficit de professores do país. Apenas sete mil professores se formaram entre 2001 e 2008.

Para resolver este problema e garantir que todos os jovens do Brasil tenham acesso e concluam o Ensino Médio, Antero apresenta duas alternativas.

A primeira delas já foi, inclusive, apresentada por ele durante o período em que atuou como senador (1999 a 2007). O projeto, que acabou sendo arquivado ao final de sua legislatura, permitiria o ingresso de professores leigos que já atuam na rede pública em cursos de graduação superior, sem a necessidade de prestar o vestibular, para qualificá-los e melhorar a qualidade do ensino.

“Depois que se formarem, esses professores já sairão com empregos garantidos nas escolas de todo o Brasil, pois este problema da falta de professores não se restringe a Mato Grosso. É um problema nacional”, salientou Antero.

O candidato reconhece, entretanto, que esta é uma solução a longo prazo, pois levará de quatro a cinco anos até que os primeiros professores se formem. Para garantir que os estudantes não fiquem fora das salas de aula durante esse tempo, Antero propõe o Ensino Médio à distância como alternativa emergencial.

Com aulas via satélite, ministradas pelos melhores professores, as crianças e adolescentes poderão continuar seus estudos sem nenhum prejuízo. “À medida em que os novos professores se formarem, serão remanejados para as cidades do interior e, aos poucos, os satélites serão desligados e os estudantes voltarão a ter aulas presenciais”, explicou Antero.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115210/visualizar/