Carrefour investirá US$ 2 bilhões para revitalizar hipermercados
O Carrefour, maior rede de varejo da Europa, planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros (US$ 2 bilhões) na etapa mais ambiciosa de seu plano de revitalização, buscando reformular o modelo de hipermercado.
O grupo francês, que luta para reverter anos de fraco desempenho nos principais mercados da Europa Ocidental, abriu cinco hipermercados experimentais Carrefour Planet, na França, Espanha e Bélgica, na tentativa de renovar o formato que corresponde a cerca de 60% das vendas do grupo e mais da metade das vendas domésticas.
O Carrefour irá remodelar 245 de seus 500 hipermercados na França, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia entre o segundo trimestre de 2011 e o fim de 2012 a um custo médio de 4,2 milhões de euros, afirmou o presidente-executivo da empresa Lars Olofsson.
As unidades alvo respondem por cerca de 70% dos 37 bilhões de euros de vendas dos hipermercados do grupo nos cinco países europeus, afirmou Olofsson em evento para investidores nesta quinta-feira em Lyon.
Os outros 255 hipermercados receberão melhorias menos específicas, ao custo de 2 milhões de euros por loja.
O Carrefour, segunda maior rede mundial de varejo depois do norte-americano Wal-Mart, é conhecido por ter criado o conceito de hipermercado na Europa em 1963. Mas o formato vem enfrentando problemas há anos, com os consumidores preferindo comprar perto de suas residências ou em lojas especializadas.
Antes do evento com investidores, o analista Chris Hogbin, do Bernstein, estimou que uma alta de 10% nas vendas do grupo francês pode gerar um aumento de aproximadamente 300 milhões de euros no lucro operacional, embora tenha alertado que o Carrefour já fracassou anteriormente em revitalizar seus hipermercados.
O grupo possui mais de 15,5 mil lojas, sendo 1,4 mil hipermercados, em 35 países. As ações do Carrefour fecharam a quinta-feira com valorização de 1,4%.
Comentários