Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 13:39
Por: Iara Vilela

    Imprimir


Divulgadas fotos de Mato Grosso registradas por um satélite no período em que o município de Marcelândia foi atingido por um grande incêndio. As imagens foram repassadas para o site da TV Centro América pela ONG Instituto Centro Vida e mostram praticamente todo o estado coberto pela fumaça.

No dia 08 de agosto, poucos dias antes do grande incêndio, as imagens registradas pelo satélite mostram o estado limpo, sem nuvens ou fumaça e no dia 10 é possível ver um pouco de fumaça bem ao norte de Mato Grosso. O fogo em Marcelândia começou no dia 11 de agosto, e apenas um dia depois, a fumaça cobre quase a metade do estado. No dia 13/08 as fotos surpreendem, do alto é possivel ver que todo o estado foi tomado por uma camada de fumaça.

Segundo o relatório de monitoramento das queimadas, feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso continua em primeiro lugar no Ranking dos estados com maior número de focos de incêndio. Os números são baseados apenas pelo satélite de referência e mostram que a diferença entre o 1º e 2º colocado dessa lista chega a 3.0221 focos.

Mato Grosso fechou o mês de agosto com 9.082 focos de incêndio, o estado do Pará ficou em segundo lugar com 6.061 focos e em terceiro está Tocantins com 4.549 focos de incêndio.

Marcelândia
A tragédia aconteceu no dia 11 de agosto de 2010, quando um incêndio de grandes proporções atingiu o setor industrial do município de Marcelândia. O fogo atingiu 80% das empresas madeireiras e o prejuízo foi calculado em mais de 10 milhões de reais. Mais de 100 casas foram destruídas pelo incêndio e a estimativa é de que aproximadamente 200 pessoas estejam desabrigadas.

Nos dias em que o incêndio atingiu a cidade, a direção do Hospital Municipal  divulgou um boletim com as informações sobre os atendimentos realizados. Os médicos registraram 1.268 procedimentos e foram atendidas 415 pessoas. Algumas delas tiveram mais de um problema de saúde devido o incêndio.

Parte dos pacientes que chegaram ao hospital apresentavam intoxicação provocada pela intensa fumaça, dor de cabeça, crise nervosa e de hipertensão, conjuntivite, queimaduras de primeiro grau, e dois pacientes sofreram infarto.

O site da TVCA conversou com a equipe de reportagem que foi até Marcelândia durante o incêndio. Eles relataram as cenas de destruição e de apoio que presenciaram enquanto estiveram no município.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116568/visualizar/