Setor de microfranquias cresce no Brasil
Oportunidades de negócios, tendências para novos investidores, troca de experiências entre os integrantes do setor e desenvolver ainda mais o mercado de franquias no estado. A partir desses elementos, o EmpreendaMais traz uma feira de franquias para Cuiabá, entre os dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal. Uma realização da Venda Mais, e do Sistema Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso -Fecomércio/MT, através do Senac Varejo, o evento agrega à feira, ciclo de palestras com renomados especialistas no segmento do varejo.
Um dos maiores obstáculos para novos empreendimentos é justamente o capital inicial para investir no negócio. As microfranquias, com investimento inicial entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, são uma alternativa viável para quem tem pouco capital. Na feira, o visitante vai encontrar marcas de franquias e microfranquias, cujo segmento tem atraído a atenção dos empresários.
Arthur Hipólito percebeu no segmento de serviços um espaço a ser preenchido pelas microfranquias. Atual presidente e fundador do Grupo Zaiom, franqueadora líder no Brasil no segmento de franquias home based e de baixo investimento, traz para Cuiabá diversas oportunidades de negócio, como a Dog Relax, uma franquia de cuidados Vips para animais com investimento inicial de no máximo R$ 20 mil.
Tudo começou em 2008, quando Arthur lançou a Tutores, que presta serviços de reforço escolar multidisciplinar. Atualmente a Tutores já tem mais de 121 unidades franqueadas. O investimento inicial também não ultrapassa R$ 20 mil. “Percebi que tínhamos entrado em um nicho novo de negócio. Que eu apenas precisava ter um conceito bem estruturado e pessoas treinadas para abrir uma franquia”, conta Hipólito.
Além da Tutores e da Dog Relax, outras opções de microfranquias do grupo Zaiom são a Amigo do Computador, de manutenção local de computadores e redes, a Dr. Jardim, prestadora de serviços no segmento de manutenção de jardins e piscinas, Home Angels, primeira franquia latino americana de Cuidadores de Pessoas, atua no mercado de cuidados a idosos, de pessoas em recuperação cirúrgica, de portadores de síndromes como Alzheimer e Parkinson e de assistência domiciliar a adultos, crianças, gestantes e “mães novas”; The SYSTEM, voltado para desenvolvimento de soluções em TI – Tecnologia de Informação - para pequenas empresas e a Dr. Faz Tudo, primeira franquia latino americana de Manutenção Rápida de Imóveis.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Zaiom se destacou na Franchising Expo 2010, devido o baixo custo de implantação, perfil home based e alta rentabilidade de suas operações. Em pouco mais de um ano, a Zaiom alcançou a marca de 400 franqueados em todo o Brasil. Para 2010 a meta é crescer 100% para alcançar a marca de 700 unidades franqueadas, somente no Brasil.
Segundo Arthur Hipólito, o segmento de microfranquias era praticamente inexistente no Brasil antes da criação do Grupo. “Nosso crescimento expressivo demonstra apenas a ponta do iceberg do que poderá ser este mercado no país, uma vez que nosso público alvo é o jovem que está ingressando no mercado e quer ter seu próprio negócio ou pessoas que já fizeram uma carreira e não conseguem se recolocar no mercado”, explica Hipólito, acrescentando que nas microfranquias existe a oportunidade de se ter um negócio de baixo custo, home based e de alta rentabilidade.
Mato Grosso – O Grupo Zaiom possui três unidades da Dr. Faz Tudo, em Cuiabá, e vai trazer para a feira as marcas Tutores, Home Angels, Amigo Computador, The System, Dog Relax e Dr. Jardim. “Cuiabá representa o novo momento de desenvolvimento do Brasil”, afirma Arthur.
Mas como garantir a qualidade do serviço oferecido pela microfranquia apesar da velocidade do crescimento? Para Arthur, é imprescindível que se tenha uma equipe de suporte que faz treinamentos regionais e também via educação à distância.
Franquias - Existem mais de 1.400 marcas de franquias no país, que geram aproximadamente 650 mil postos de trabalho diretos e dois milhões indiretos. No ranking mundial, o Brasil está entre os cinco maiores países franqueadores.
É preciso fazer uma boa pesquisa, se informar sobre o segmento, sobre as marcas, sobre os valores, estudar as ofertas e as leis que envolvem estes empreendimentos. Antes de investir em uma franquia, pesquise bastante sobre o franqueador, mercado e o produto ou serviço a ser disponibilizado. Outra dica é conversar com franqueados para saber quais as vantagens e dificuldades do negócio.
Comentários