Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 10:49
Por: Jéssica Benitez

    Imprimir


Cerca de 8.279 focos de calor foram registrados entre 1º e 30 de agosto deste ano, em Mato Grosso. No mesmo período de 2009 foram registrados 1.382 focos, o que significa um aumento de 499%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) registrados por satélite. Isso ocorre devido ao aumento de massa seca, que deixa a vegetação como um todo mais propícia para combustões. Em todo o país, foram registrados 26.753 focos de calor só em agosto deste ano.

Os casos de queimadas cada vez mais frequentes no Estado confirmam os dados. Em Marcelândia, por exemplo, grande parte da cidade foi devastada pelo fogo, sendo que 80% dos prejuízos atingiram o setor industrial.

Outro caso de queimada em decorrência da seca aconteceu no último final de semana na comunidade rural de Morrinhos, região de Santo Antônio de Leverger, que teve cerca de 300 hectares queimados. As chamas chegaram a 10 metros de altura. Para apurar todos estes dados, o Inpe atua com 3 mil plataformas de coleta de dados, 12 satélites e uma grande equipe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Todas as informações recolhidas pelo instituto auxiliam na prevenção de queimadas e outros problemas causados pelo tempo seco.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117030/visualizar/