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Segunda - 30 de Agosto de 2010 às 11:26

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A demora na conclusão das obras de adequação do terminal de embarque/desembarque do aeroporto municipal "Maestro Marinho Franco" tem gerado reclamações. Para muitos empresários que precisam dos serviços de vôos disponibilizados na cidade, a demora na conclusão das obras bem como a consequente homologação por parte da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) elevando a categoria do aeroporto local para Nível 5 tem trazido prejuízos e perda de tempo. Hoje, é preciso se deslocar até Cuiabá para embarcar em vôos diretos para São Paulo, por exemplo.

Com a elevação para o Nível 5, o aeroporto poderia ampliar o número de atendimento, disponibilizando o pouso e decolagem de aviões maiores com capacidade para até 100 lugares. Devido a falta desta homologação, a cidade está servida com apenas dois vôos comerciais diários que não atendem plenamente as necessidades dos passageiros, dada a reduzida oferta de linhas e horários. A questão da segurança dos vôos e decolagens por parte do Corpo de Bombeiros no local é outro problema. Isso porque, não existe uma estrutura adequada que acomode a Brigada da Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros bem como a que irá proteger o caminhão AP2 de combate a fogo.

Segundo o comandante do Comando Regional do 3º BBM (Batalhão de Bombeiro Militar) de Rondonópolis, tenente coronel Vanderlei Bonoto Cante, assim que a prefeitura concluir as instalações que vão abrigar a Seção Contra Incêndio, bem como a cobertura que vai abrigar a viatura e houver a homologação da Anac, o Corpo de Bombeiros vai estar no aeroporto realizando a segurança dos pousos e decolagens das aeronaves. Segundo o administrador do aeroporto local, Alencar Libano de Paula, para atender as exigências da Resolução 115 da ANAC as obras relativas ao terminal de passageiro de embarque/desembarque estão em curso e as referentes à Seção Contra Incêndio estão sendo encaminhadas e dentro em breve deverão estar concluídas.

Na verdade, a ANAC permitiu uma flexibilização nas exigências e permitiu que se fizesse uma adaptação provisória quanto ao abrigo da Seção Contra Incêndio, nos mesmos moldes ao que foi feito em Sinop. Então, depois de concluídas e homologadas, as obras vão possibilitar um imediato incremento de pelo menos mais dois vôos saindo de Rondonópolis, sendo um deles direto para São Paulo (SP). Esta linha, inclusive, já está aprovada pela Agencia Nacional de Aviação Civil.

Ainda, de acordo com Alencar, a municipalidade já teria mantido contato com outras empresas aéreas que teriam demonstrado interesse em se estabelecer em Rondonópolis assim que o aeroporto for devidamente elevado de categoria e homologado pela ANAC.

Todavia, a Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros irá deslocar a Brigada Contra Incêndio cerca de 30 minutos antes do pouso de cada aeronave comercial e só deixará o aeroporto 30 minutos depois da decolagem.

Conforme o comandante dos Bombeiros, a equipe já foi devidamente treinada e capacitada e assim que a obra for liberada e homologada pela ANAC, o Corpo de Bombeiros estará no aeroporto realizando a segurança dos pousos e decolagens dos aviões comerciais.






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