Repórter News - reporternews.com.br
Três cidades cumpriram meta, segundo balanço da Secretária de Saúde. Campanha prossegue até o dia 30 deste mês.
Campanha contra HPV já imunizou mais de 42 mil meninas no AM
A Campanha de Vacinação contra o HPV já imunizou 42.032 meninas de 11 a 13 anos em todo o Amazonas, conforme balanço divulgado na manhã desta terça-feira (20) pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Os municípios de Canutama, São Sebastião do Uatumã e Nhamundá já superaram a meta operacional de imunizar pelo menos 80% da população estimada na faixa etária que é público-alvo da ação.
A campanha prossegue até o dia 30 deste mês.
A campanha prossegue até o dia 30 deste mês.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação está acontecendo nas escolas municipais, estaduais e particulares de Manaus e integra as ações de prevenção ao câncer do colo do útero no estado. Os Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Fluvial organizaram um cronograma específico para que cada uma das 686 escolas da capital sejam atendidas. No total, 116.532 meninas devem ser vacinadas no Amazonas. A Susam destacou que as adolescente necessitam da autorização dos pais ou responsáveis para serem imunizadas.
A Susam informou ainda os municípios de Manaquiri, Novo Aripuanã, Envira e Urucará também avançam para o cumprimento da meta e já imunizaram mais de 70% da população-alvo. O andamento da campanha em cada município está sendo acompanhado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
O Amazonas, conforme a Susam, é o primeiro Estado brasileiro a oferecer, gratuitamente, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV. Os investimentos para a campanha são de pelo menos R$ 15,2 milhões, que devem cobrir a aquisição das vacinas, despesas com logística, material de consumo e de suporte para a ação em todo o Estado. Para a primeira etapa da campanha, foram disponibilizadas 120 mil doses de vacina.
Fonte:
Do G1 AM
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11738/visualizar/
Comentários