Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 11:11
Por: Jean Campos

    Imprimir


O juiz da propaganda eleitoral Gonçalo Antunes de Barros Neto determinou à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para investigar denúncias contra o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), candidato à reeleição, sobre suposta prática de crime eleitoral.

Conforme denúncia anônima encaminhada à ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o parlamentar estaria usando sua influência política para “furar” a fila de atendimento do Instituto Lions da Visão com intuito de beneficiar eleitores que necessitam de tratamento oftalmológico.

A entidade filantrópica é responsável por 60% do atendimento oftalmológico do Estado. De acordo com informações do site do instituto, 80% de sua receita provém do SUS e 20% de doações dos Clubes de Lions e de parcerias com empresas privadas. Não se incluem no atendimento do Instituto Lions da Visão clientes particulares ou pessoas que dispõem de assistência médica através de seguro de saúde e convênios ou planos de saúde.

A assessoria jurídica do juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto esclareceu que, por se tratar de denúncia anônima, não existe nenhuma testemunha ou prova concreta contra Guilherme Maluf.

A denúncia chegou aos juízes eleitorais, contudo, e em razão do foro privilegiado do deputado estadual foi remetida ao TRE. A procuradoria regional eleitoral, por meio do procurador-auxiliar da propaganda eleitoral, Marcelus Barbosa, emitiu parecer pela abertura do inquérito.

A PF deve receber o acórdão nesta segunda-feira para, depois, dar início às investigações. A polícia vai ouvir o candidato. Se for constatado o crime, será instaurado um procedimento judicial que pode resultar na cassação do registro de candidatura ou do diploma, caso seja reeleito.

Na semana passada, o vereador Toninho de Souza (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar um suposto uso da Secretaria Municipal de Saúde sob comando de Maurélio Ribeiro para fim político-eleitoreiro. Segundo o pedetista, o próprio secretário Maurélio estaria pressionando trabalhadores da saúde a votarem em Guilherme Maluf, ex-secretário da Pasta. Os funcionários estariam sendo ameaçados de demissão e perseguidos no local de trabalho.

O parlamentar, que é da Comissão de Saúde da Câmara, foi mais longe ao acusar outro ex-secretário de Saúde do município e candidato a deputado estadual, Aray Fonseca (PTB), de usar da mesma prática.

Por meio de assessoria, o deputado Guilherme Maluf rechaçou qualquer possibilidade dos fatos terem acontecido argumentando que não trabalha desta maneira. O tucano destacou que “o Lions é um instituto de credibilidade, que vem realizando um excelente trabalho em Mato Grosso, e que não se furta dessas medidas eleitoreiras”. Maluf informou que ainda não foi notificado da denúncia, mas adiantou que prestará todos os esclarecimentos necessários à Justiça.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118024/visualizar/