Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 20 de Agosto de 2013 às 08:18
Por: Adrielle Piovezan

    Imprimir


O governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), garantiu na segunda-feira (19/07) que estará atendendo as demandas prioritárias da região sudoeste de Mato Grosso, dentre elas, a recuperação das MT-175, MT-170, MT-248 e MT-343. 


 
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19/08), no Palácio Paiaguás e mobilizada pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) contou com presença de 40 vereadores, representando 18 dos 22 municípios da região. 


 
Tomados pela emoção, os vereadores alegaram certo descaso do chefe do Executivo e, solicitaram a urgente recuperação de toda malha viária, incluindo a ligação do município de Vale São Domingos a Pontes e Lacerda. “A cada semana morre um cidadão, a população está indignada, envergonhada,” disse um dos parlamentares.


 
Silval destacou que o maior problema da região é a precariedade das rodovias. “Hoje o maior problema da região é a logística, 240 quilômetros estão bastante precários, no entanto, quatro empresas estarão fazendo a recuperação”.


 
A segurança pública, saúde e regularização fundiária e os recursos do FETHAB foram temas abordados na reunião.


 
Quanto à segurança, os vereadores reivindicaram aumento de efetivo para os municípios, viaturas e melhor atendimento nas regiões de fronteira. 


 
Com relação à saúde, foi solicitada a descentralização dos serviços de saúde do Hospital Regional de Cáceres, visando desafogar o excesso de atendimentos, bem como a criação de um novo Pólo de Saúde em São José dos Quatro Marcos ou, Mirassol D’Oeste, com as especialidades, ortopedia, pediatria e obstetrícia. Os representantes também reivindicaram a regularização dos repasses.


 
Em resposta, o governador afirmou que os repasses estão sendo regularizados. “A saúde está praticamente organizada, até o próximo mês os compromissos estarão honrados”. Segundo ele, somente no primeiro semestre deste foram quitados 50% de R$ 23 milhões da dívida com 63 municípios, os demais serão pagos até o segundo semestre.


 
Outra reclamação é com relação à falta de regularização fundiária na região. Por sua vez, o governador frisou que as solicitações devem ser repassadas ao INCRA e a Secretaria de Meio Ambiente. 


 
Quantoaos recursos do FETHAB foi sugerido ao governador que 50% sejam direcionados aos municípios.


 
Na ocasião, o deputado Ezequiel foi ovacionado pelos vereadores por auxiliar e conduzir a reunião, buscando resolver os problemas apontados. “O governador fez um compromisso, esperamos que desta vez, os problemas sejam superados, essa é a nossa expectativa.”


 
Participaram da reunião, os deputados Airton Português, José Riva e os secretários de Estado, José Lacerda da SEMA  e Pedro Nadaf da Casa Civil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11828/visualizar/