Otimismo dos empresários fica estável em agosto, diz CNI
Os empresários brasileiros seguem otimistas, mas o índice que mede esse sentimento ficou estável em agosto ante julho, informou nesta quinta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria. O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) atingiu 64 pontos neste mês, apenas 0,6 ponto percentual acima do resultado de julho.
O ICEI varia de zero a 100, sendo que os valores acima de 50 indicam que o empresário está confiante com a economia e os seus negócios. Para a CNI, a estabilidade do indicador pode refletir o crescimento econômico mais moderado após o aquecimento forte da atividade nos primeiros meses do ano.
Ainda de acordo com o levantamento da CNI, dos 26 setores da indústria pesquisados, houve alta acima de um ponto percentual ante o resultado de julho em 12 deles. Já três setores registraram altas de mais de cinco pontos de um mês para o outro.
A melhora das condições das empresas também impulsionou o indicador de condições de negócios na comparação com os últimos seis meses, que cresceu de 57,6 pontos para 58,4 pontos em agosto. Já o índice de expectativa para os próximos seis meses subiu de 66,4 para 66,8 pontos.
A pesquisa foi feita entre 2 e 18 de agosto com 1.910 empresas (1.027 pequenas, 623 médias e 260 grandes) de 24 Estados e do Distrito Federal.
Comentários