Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 09:12

    Imprimir


Veículo van adquirido neste mês e que está transportando pacientes para consultas e exames em Cuiabá.
Veículo van adquirido neste mês e que está transportando pacientes para consultas e exames em Cuiabá.

Ao completar 18 meses de mandato, a atual administração comemora os avanços obtidos com as mudanças implementadas em um dos setores considerados importantes para que a sociedade alcance a tão sonhada qualidade de vida, que é a área da saúde. Assim que assumiu o Governo Municipal, o atual Chefe do Poder Executivo encontrou uma saúde completamente fora da realidade e da necessidade da população, com inúmeras reclamações por parte dos usuários do sistema único de saúde (SUS) quanto à falta de medicamentos básicos, veículos para transporte de pacientes em péssimas condições, deficiência no atendimento médico, ambulatorial e funcional. Um quadro caótico que provocava protestos dos moradores, auferidos muitas vezes através de pesquisas qualitativas e sondagens pessoais junto aos beneficiários do serviço público de saúde.

Para se ter uma idéia do quadro, os pacientes que buscavam atendimento especializado ou com exames agendados na capital do estado, eram transportadas em uma pequena ambulância, que amontoava cerca de 10 a 12 passageiros constantemente sem acomodações, colocando em risco a vida e a segurança de todos.

Apartir daí deu-se inicio a um arrojado programa que busca dar um salto de qualidade no atendimento ao público, um veículo van com capacidade para transportar 14 passageiros sentados, em poltronas e com ar condicionado, foi adquirido através de comodato para levar as pessoas até Cuiabá e serem atendidas. A locomoção dos pacientes passou a ser feita com dignidade, comodidade e segurança. Neste ano, a prefeitura acaba de adquirir um novo veículo van Ducatto, com ar condicionado e 14 poltronas, incrementando ainda mais este tipo de atendimento a comunidade. Um veículo Celta foi colocado a disposição para suprir as necessidades internas da secretaria, agilizando o trabalho administrativo e de apoio às unidades de saúde.

A farmácia básica recebeu pesados investimentos e aumentou a lista de medicamentos para atender os usuários como nunca houve na saúde pública municipal, o serviço ambulatorial avançou consideravelmente e novos exames foram acrescidos aos já disponíveis, num acordo com os laboratórios locais.

Como os postos de saúde funcionam das 07hs às 17hs de segunda a sexta-feira, e em casos de urgência e emergência as pessoas não tinham a quem recorrer, comprometendo sobremaneira o atendimento, o município mantém um acordo com o único hospital privado existente, para atender gratuitamente as pessoas necessitadas aos domingos, feriados e no horário das 17hs de um dia as 07hs do dia seguinte. Um contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, com sede em Diamantino, propicia acesso a serviços médicos, ambulatoriais e especializados. Centenas de pessoas são beneficiadas com exames, consultas e tratamentos diferenciados dos oferecidos na rede municipal.

As crianças e adolescentes de baixa renda têm acesso a um tratamento antes só disponível na rede privada, a um custo praticamente impossível de ser alcançado para muitas famílias, é o serviço de ortodontia, que consiste na colocação e manutenção de aparelhos dentários para corrigir anomalias existentes na arcada dentária, melhorando a saúde dos pequenos. O trabalho é feito por uma especialista renomada e todo o tratamento é sem custo para o beneficiado. Ainda na área odontológica, para facilitar o acesso a tratamentos bucais, as pessoas que trabalham durante o dia e não podem freqüentar os postos de saúde no horário de atendimento ao público, o município contratou um dentista para atender a partir das 18hs em uma unidade de saúde os trabalhadores e ou pessoas que por algum motivo não podem buscar o serviço no período diurno, ampliando o acesso a um serviço tão importante.

Recentemente o município foi agraciado pelos organizadores do “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública” como entre as 100 melhores do Brasil e ao mesmo tempo convidou a Secretária Municipal de Saúde, Elena Regina Campanholi para ser condecorada uma das 100 melhores secretárias municipais do país. O evento ocorrerá de 29 de Agosto a 01 de Outubro em Balneário Camboriú (SC).

Enfim, neste período de um ano e seis meses de governo, o município avançou em todas as áreas, principalmente na de saúde pública, considerada o calcanhar de aquiles de muitas administrações públicas. Em uma recente pesquisa feita pelo Instituto Prodata/Folha Pesquisas, no inicio do mês de Junho deste ano, quando ouviu 220 pessoas, a avaliação da saúde do município alcançou 81,7% de aprovação no quesito atendimento nos postos de saúde da cidade. No mesmo levantamento 90,8% das pessoas responderam que utilizam os serviços públicos de saúde do município. Perguntado aos entrevistados qual melhor secretário da atual administração, a titular da saúde figurou em primeiro lugar com 19,2% e em segundo a da Educação com 13,5%. De modo que os números revelam de fato que houve avanços significativos, e que são sentidos pela população, a principal beneficiada com as mudanças ocorridas no setor.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118483/visualizar/