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Economia
Terça - 17 de Agosto de 2010 às 08:18
Por: Marcondes Maciel

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O vice-presidente da Associação dos Supermercadistas do Estado (Asmat), Altair Magalhães, diz que os peixes do mar representam apenas 2% das vendas totais de pescado na Grande Cuiabá. No caso específico do bacalhau, este percentual aumenta para 5%.

De acordo com os supermercadistas, a população mato-grossense “não tem muita tradição” em consumir pescados do mar. “O povo procura mesmo é peixe da região, como tambacu, pintado e piraputanga. Das espécies que vêm de fora, o bacalhau é o que tem melhor saída”, conta o gerente supermercadista, Sérgio Dias Limas.

Levantamento realizado por uma rede de supermercados de Cuiabá aponta que para cada 10 toneladas comercializadas de tambacu são vendidas apenas 500 quilos de pintado e 100 quilos de peixe de água salgada, entre eles bacalhau, salmão, merluza e camarão.

“O produto que vende mesmo é o tambacu”, diz Altair Magalhães. Segundo ele, o tambacu responde por 90% de todo o consumo de peixe da região. “É incrível a preferência do consumidor por esta espécie, talvez pelo sabor e preço”.

Em vários estabelecimentos, o tambacu é vendido a R$ 6,50/Kg, fazendo da espécie uma das melhores em termos de preço para todas as classes da população.

Em relação ao pintado, o presidente da Asmat acredita que os preços estão altos por causa da oferta, que caiu drasticamente nas últimas semanas. “Recebemos poucas quantidades e o que tem na área de venda vai logo”. Ele diz que o consumidor não se importa com o preço, quando quer um determinado produto. “Para se ter uma ideia, no ano passado, nesta mesma época, vendemos 620 kg e, este ano, 800 Kg. O povo compra, independente do preço”.

A propósito da abrupta alta dos preços (R$ 27/Kg, contra R$ 17 registrados em maio), Altair Magalhães garante que o lucro do setor [supermercadista] não sofre variação com a majoração dos preços para o consumidor, que compra o peixe mesmo custando mais caro. “Tudo que vendemos tem custo operacional de 20% e a margem [de lucro] é a mesma, independente do produto”.






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