Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 12 de Agosto de 2010 às 15:27

    Imprimir


O empresário Eike Batista, dono da OGX, afirmou nesta quinta-feira que as reservas de gás descobertas pela empresa hoje no Maranhão devem aumentar em 25% a produção diária de gás no País. Segundo Batista, os poços perfurados na bacia terrestre do Parnaíba, no Maranhão, deverão gerar 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Atualmente, o País produz 60 milhões de metros cúbicos por dia, além de cerca de 30 milhões que vêm do gasoduto Brasil-Bolívia.

O diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça, afirmou que os testes realizados hoje no local resultaram em uma chama de 15 metros de altura. O executivo explicou que testes que produzem chamas de três metros já são considerados interessantes.

Mendonça disse ainda que as reservas se encontram em uma área de 21 mil metros quadrados, sob 29 cidades do Marnhão, e que serão necessários cerca de 15 poços para exploração do local. O poço situa-se a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Estado.

O diretor da OGX afirmou que o poço perfurado nesta quinta tem vazão de 400 mil metros cúbicos/dia, oito vezes maior que a previsão inicial da companhia.

Eike Batista também afirmou também que espera encontrar petróleo nos poços perfurados no local. Somente para a extração dos 15 milhões de metros cúbicos de gás estimados por Eike, a OGX irá investir US$ 400 milhões. Ele disse que conversou nesta quinta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informar a descoberta.

Energia elétrica
Eike ainda afirmou que a intenção da OGX é entregar o gás das reservas de Paranaíba para outra empresa do grupo, a MPX, que será responsável pelas usinas térmicas que transformarão o gás em energia elétrica.

O empresário disse que a descoberta fará com que a MPX dobre o projeto que possui na região para geração termelétrica.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119194/visualizar/