Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Agosto de 2010 às 19:36
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Só Notícias

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) enviou nesta quarta-feira, à tarde, a Marcelândia, dois aviões agrícolas que são usados no combate a incêndios florestais, para ajudar no combate ao fogo que está queimando parte da cidade. A confirmação foi feita pelo secretário Alexander Maia, em entrevista ao Olhar Direto.

“Assim que soube do incêndio, por volta das 12h, determinei que quatro equipes de brigada que temos na região norte se deslocasse para Marcelândia. Dois aviões também foram enviados, todavia, esses demoram um pouco mais para iniciar a operação, já que o caminhão que leva o combustível para eles também precisa ir ao local”, disse Maia,

Conforme o secretário, os aviões não conseguem operar à noite por causa da visibilidade. Porém, nesta quinta-feira de manhã, caso o fogo não seja controlado, as aeronaves vão começar o combate. “Queremos que o fogo seja controlado ainda hoje, mas caso contrário, ao amanhecer, os aviões entram em operação e, tendo o caminhão de combustível no local, posso enviar mais aviões, caso necessário”, informou Alexander.

O secretário lamentou o acontecido em Marcelândia e pede, especialmente aos moradores do nortão do Estado, que não ateiem fogo. “Estamos [governo] desde abril pedindo à população que não coloquem fogo, principalmente na zona rural, pois há grande acúmulo de material orgânico na região, visto que nos últimos anos os focos de incêndios foram bem controlados”.

Alexander Maia lembrou que nos anos anteriores houve participação popular para evitar queimadas e pede que haja nova conscientização. “As pessoas não entendem que o fogo é difícil de ser controlado. Citando um exemplo, na semana passada uma equipe da Sema esteve em Marcelândia apagando um foco na mesma região onde o fogo começou hoje. Porém, a situação desta quarta-feira não teve como controlar”, lamentou o secretário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119328/visualizar/