Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Agosto de 2010 às 10:48
Por: Fabiane Serra

    Imprimir


A cidade de Chapada Dos Guimarães (65 km de Cuiabá) foi escolhida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para ser um dos geoparques de Mato Grosso, assim como a cidade de Araguainha, localizada na divisa do Estado com Goiás. Este projeto estimula a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, indústrias de hospedagem e novos empregos. Com isso, surgem novas fontes de renda para a cidade e desenvolvimento cientifico.

Em Araguainha (471 km da capital) os técnicos já fizeram os estudos em campo e, neste segundo semestre, voltarão à cidade para apresentarem o projeto à comunidade. Já na cidade de Chapada dos Guimarães os estudos foram feitos na semana passada. Assim que instalado os geoparques, os municípios sede recebem um selo de aprovação da Unesco e os benefícios são imediatos. Os municípios ganham visibilidade internacional, o que abre caminho para a captação de recursos no Brasil e em outros países.

Geoparque é uma área da natureza que possui sítios de grande valor científico, socioeconômico, cultural, histórico, ambiental, geológico e apresenta riqueza em biodiversidade. Tem como principais objetivos a conservação do ambiente, educação ambiental dos turistas e moradores por meio de placas explicativas nos locais de sítios e fomento ao turismo.

Este trabalho é desenvolvido por entidades ligadas ao patrimônio geológico, especialmente europeus em apoio com a Unesco. A Superintendência de Minas da Secretaria de Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme) de Mato Grosso tem parceria com a CPRM e desenvolve vários projetos geológicos no Estado.

Para que um geoparque seja instalado em uma determinada cidade (escolhida como sede) é necessário o apoio de entidades federais, estaduais e municipais.

De acordo com o Superintendente de Minas da Sicme Joaquim Moreno, os geoparques têm um papel muito importante para o meio ambiente além de ajudar na preservação ambiental. “Nestas terras é possível recuperar memórias da história geológica do território”.

Segundo o Coordenador do geoparque da região Centro Oeste Jamilo Tomé, a criação de geoparques na visão da Unesco preserva o patrimônio geológico para as futuras gerações, educa e ensina o público sobre temas relativos a paisagens geológicas e matérias ambientais. Ainda promove meios de pesquisas para as geociências e assegura o desenvolvimento sustentável.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119394/visualizar/