Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 18 de Agosto de 2013 às 17:33

    Imprimir


Fiscais do Ibama e policiais ambientais intensificam uma operação de combate ao desmatamento na região de União Bandeirantes, a 200 quilômetros de Porto Velho. Durante a fiscalização que iniciou há mais de um mês, os agentes constataram o que o Ministério do Meio Ambiente já anunciou: o aumento da derrubada seletiva.


 
Com imagens de satélite, a equipe encontrou uma propriedade com 70 hectares de desmatamento ilegal. Segundo o chefe da divisão técnica ambiental do Ibama, Renê Luis, o próximo passo é atear fogo em tudo o que ficou e, em dois anos, o local será pasto para criação de gado.


 
"Esta área já foi embargada, são 70 hectares de desmatamento ilegal, uma área não passível de desmatamento. Essa área vai ser objeto futuro de possível ação civil pública para recuperação, o proprietário será autuado em R$ 350 mil, além de responder processo", afirma Renê.


 
Os desmatamentos de corte raso, estes sem nenhum critério ou plano de manejo, reduziram naregião Norte nos últimos oito anos, segundo os fiscais, de 27 mil quilômetros quadrados para cinco mil.


 
Mas, segundo o Ministério do Meio Ambiente, há um aumento na exploração seletiva. Os madeireiros escolhem as árvores com maior valor comercial, cortam, e depois conseguem esquentá-las em madeireiras usando créditos de planos de manejo fraudulentos.




Fonte: Do G1 RO

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11962/visualizar/