Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 18 de Agosto de 2013 às 16:11

    Imprimir


Pela primeira vez, Mato Grosso deve romper a casa dos 8 milhões de hectares (ha) cultivados com soja. Conforme as primeiras projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para o ciclo 2013/14, a área plantada deve expandir 4,90%, ao passar de 7,89 milhões para mais de 8,27 milhões ha, neste contexto, o Estado que já é o maior produtor do grão no país e o nono do mundo, estará por mais uma safra quebrando seus próprios recordes em área plantada e produção. 


 
Se os números se confirmarem, Mato Grosso incrementa em mais 7,26% a produção, que chegaria a 25,27 milhões de toneladas (t). Serão 1,69 milhão t a mais ocupando, disputando e concorrendo com a mesma infraestrutura logística dos anos 70 e 80. 


 
Nos grandes eixos exportadores do Centro-Oeste, nas BRs, quase nada mudou em favor da redução no custo de produção, especialmente, sobre o frete, item que somente na safra 2012/13 aumentou cerca de 50% nas principais praças mato-grossenses. A falta de referências para o balizamento do transporte da produção e a ruptura dos tetos dessas cotações ano-a-ano, passam a ser, atualmente, a maior preocupação do produtor quando ele olha o cenário da porteira para fora. 


 
O tema logística será um dos quatros grandes assuntos que serão debatidos no “Fórum Brasil Central do Agronegócio”, evento que será realizado em Sinop, município localizado a 503 quilômetros ao norte de Cuiabá, em Mato Grosso, nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Eventos “Dante de Oliveira”. “A questão da logística no agronegócio”, será o assunto-tema de toda a manhã do dia 20. O Fórum tem como objetivo trazer melhorias e avanços dentro e fora da porteira. 


 
Como reforça o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Carlos Fávaro, há muita expectativa sobre o Fórum. “O evento está bem organizado, com temas pontuais e atualizados. Além disso, os palestrantes são de alto nível e certamente os debates vão apontar caminhos a serem tomados, como ampliarão nossos conhecimentos”. 


 
INSCRIÇÕES - As inscrições para o 1º Fórum Brasil Central do Agronegócio já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.forumbrasilcentral.blogspot.com.br. O valor da inscrição é de R$ 120 e inclui almoços e coffee breaks durante os dois dias do evento. O pagamento poderá ser efetuado por cartão de crédito ou depósito bancário. 





Comentários

Deixe seu Comentário