Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Julho de 2010 às 05:27
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


O clima seco com altas temperaturas durante o dia deve persistir pelo menos até o próximo sábado em Tangará da Serra. A informação consta nos sites especializados de meteorologia, que também indicam a possibilidade de queda da temperatura já partir do próximo domingo.

Segundo o portal Clima Tempo (www.climatempo.com.br), até o próximo sábado haverá predomínio do sol, com pouca nebulosidade. A massa de ar seco sobre todo o estado de Mato Grosso impede a formação de nuvens e elimina qualquer condição de chuvas. A máxima, até o próximo sábado, deverá ser de 35 graus centígrados, com as mínimas ficando entre 15 e 22 graus.

Os ventos no período serão fracos, com até 12 quilômetros horários nas direções nordeste e norte/nordeste. Já a umidade relativa do ar é o fator de maior preocupação, com percentuais mínimos de 32%, em média, mas com momentos críticos nos horários mais quentes dos dias, podendo ficar em torno dos 20%.

Previsão semelhante é indicada pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -, através do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Já o Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres “Dr. Domingos Iglesias Valerio”, da Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso, divulgou ontem (27.07) o Aviso Meteorológico Especial N°10139/2010, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. No aviso consta que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar - menos de 30% - em áreas isoladas do Estado.

FRIO – A meteorologia também prevê declínio da temperatura a partir de domingo, quando o tempo poderá ficar nublado com ocorrência de garoa. Também no domingo, a máxima não deverá passar dos 27 graus centígrados e a mínima poderá cair para 18 graus.

Na segunda-feira (01/08), o frio deverá se instalar novamente na região com temperaturas oscilando entre 25 graus (máxima) e 15 graus (mínima). Entra terça-feira e quinta-feira da semana que vem, as temperaturas ficarão entre mínima de 06 (seis) graus e máxima de 24 graus centígrados. Não há indicativo de chuvas para o período.

CUIDADOS – Com o índice de umidade entre os 20 a 30% (Estado de Atenção), devem ser evitados os exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16horas. Além disso, a população deve umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins.
É aconselhável permanecer, sempre que possível, em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Deve haver muita ingestão de líquidos e priorização de roupas leves. A alimentação deve ser leve, evitando banhos mornos ou quentes e uso excessivo de sabonete com o objetivo de não prejudicar a oleosidade natural da pele.

Em caso de Índice entre 12 e 20% (Estado de alerta) deve-se suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados. Deve-se ficar atento à eventuais irritações nos olhos e nas narinas, procurando atendimento médico se necessário. Também é indicado manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças e de hospitais.Na quarta-feira, o tempo permanece seco e quente no Centro-Oeste. A baixa umidade do ar dificulta a formação de grandes nuvens e com isso o sol aparece forte o dia todo. Não há condições para chuva. A vegetação já está bem seca e o risco de incêndio permanece alto. Nas horas mais secas, a umidade relativa fica entre 20% e 30%.

Na quinta-feira, ainda não há previsão de mudanças no tempo na Região. O ar seco e quente influencia todo o Centro-Oeste que tem mais um dia com sol forte. Faz bastante calor à tarde e não há condições de chuva. Nas horas mais secas da tarde, a umidade relativa do ar fica entre 20% e 30% em quase toda a Região.

Na sexta-feira, o ar seco e quente persiste sobre o Centro-Oeste. Praticamente toda a Região continua com muito sol e calor. Os baixos índices de umidade do ar causam desconforto na população. O risco de incêndio nas matas permanece alto. Em Mato Grosso do Sul, pode ventar forte, por conta da aproximação de uma nova frente fria. As nuvens aumentam na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, mas ainda não chove.

Na sábado o ar seco cobre quase todo o Centro-Oeste e com isso as nuvens tem dificuldade de se formar. O sol aparece forte o dia todo e não chove em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e em Grande parte de Mato Grosso do Sul. A umidade fica bastante baixa nos horários mais quentes e pode chegar perto dos 20%. Uma frente fria chega forte ao sul de Mato Grosso do Sul, onde as nuvens aumentam e chove principalmente a partir da tarde. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121031/visualizar/