Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 28 de Julho de 2010 às 08:10

    Imprimir


Este ano, Mato Grosso já registrou dois casos de influenza H1N1, ou gripe A, um com morte, e outros 38 considerados suspeitos aguardam resultado de exames laboratoriais. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde, divulgada ontem pela manhã. Até então, a SES havia recebido 76 notificações desse tipo de gripe, mas 37 já foram descartadas.

O último caso confirmado foi diagnosticado em Sorriso (a 420 quilômetros de Cuiabá) e, ao contrário do primeiro, evoluiu para cura. A morte ocorreu no município de Ipiranga do Norte (450 KM de Cuiabá), notificado em junho. A vítima, o caminhoneiro Sadi José Rodrigues, 47 anos, começou a sentir os sintomas da doença no dia 7 de junho, mas só procurou atendimento médico no dia 13. De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Ipiranga do Norte, o paciente foi levado para o Hospital Regional de Sorriso, onde deu entrada ainda no dia 13. No local, Rodrigues foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele morreu no dia 17 de junho.

Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens. A gripe foi inicialmente detectada no México no final de fevereiro de 2009 e desde então se alastrou por diversos países.

Desde junho de 2009 a Organização Mundial da Saúde elevou o nível de alerta de pandemia para fase seis, indicando ampla transmissão em pelo menos dois continentes. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121191/visualizar/