Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 27 de Julho de 2010 às 20:56

    Imprimir


A dramaticidade do tango e as notas do violino, do piano e do cello vão inebriar os sentidos da platéia do Cine Teatro Cuiabá, nesta sexta-feira (30) e sábado (31). Enquanto músicos interpretam as composições do célebre Astor Piazzolla, “As Quatro Estações Portenhas”, bailarinos da Cia de Dança Rodinei Babosa apresentam no palco os movimentos do mais intenso e melancólico tango.

O espetáculo envolve renomados músicos, atualmente residentes no estado do Rio de Janeiro, mas que iniciaram seus estudos em Cuiabá, como Deivison Branco no violino, Cléo Branco no piano e Ronildo Alves no cello. Além das Estações, o público pode conhecer outras peças de Piazzolla, como “Libertango”, uma de suas mais conhecidas composições, “Milongas” que se diferencia do tango por ter um caráter mais melancólico, e “Le Grande Tango”, uma peça escrita originalmente para cello e piano, mas que é interpretada por violino e piano no espetáculo. A convidada especialíssima é a grande cantora Verá Capilé, que com sua bela voz interpreta a composição “Balada Para Un Loco”.

Responsáveis pelos passos do tango, Rodinei Barbosa e Maria Rosa de Araújo, são os bailarinos das duas noites e conhecem a expressividade do trabalho do compositor. “Piazzolla revolucionou o tango tradicional e acabou por representar o gênero em todo o mundo como sinônimo de música argentina”, pontua.  Através do timbre ímpar do bandoneon, primo do acordeon e da sanfona, Piazzolla passou a ser reconhecido como maior compositor contemporâneo de tangos, e um dos maiores nomes da música instrumental mundial.

A ficha técnica do espetáculo ainda tem figurino de Elidio Correa e Cia Rodinei Barbosa, iluminação de Nariel Iatskiu, fotografia de Rosan Chaves, direção artística de Elka Victorino e concepção e coreografia de Giselle Moreno, Maria Rosa, Rodinei Barbosa e Elka Victorino.

Astor Piazzolla

Incorporando elementos do jazz e da música erudita ao tango, mais notório ritmo argentino, o compositor e bandoneonista Piazzolla nasceu em 1921, em Mar Del Plata. Astor Piazzolla sempre compôs compulsivamente produzindo obras para cinema, teatro, orquestra sinfônica, além de inúmeras peças para as mais variadas formações instrumentais.

Sua música transpira sensações explorando possibilidades sonoras. É explosiva, dinâmica, impulsiva, oprimida, por vezes triste e amargurada. Sua inovação no ritmo, timbres e na harmonia, revolucionaram a música portenha principalmente o tango, que deixou de ser executado apenas nas casas especializadas, passando a ser apreciada nas principais salas de concerto do mundo. Astor Piazzolla faleceu em Buenos Aires no dia 4 de julho de 1992, mas deixou como legado sua inestimável obra e a enorme influência de seu estilo.

“As Quatro Estações Portenhas”

Buscando inspiração nos célebres concertos de Vivaldi, Piazzolla compôs a obra “As Quatro Estações Portenhas” entre os anos de 1964 e 1970, colocando nela uma atmosfera latina, melancólica e vigorosa, assim como o próprio tango. Ele descreve através da música a forma de vida e as sensações dos portenhos nas quatro estações do ano, Primavera, Verão, Outuno e Iverno.

Cia de Dança Rodinei Barbosa

A Cia de Dança Rodinei Barbosa faz pesquisas e estudos no Tango sempre buscando oferecer ao seu público um entretenimento saudável. Também proporcionar o acesso à arte por meio da dança de salão, envolvendo informações sobre a cultura de outro País.

As apresentações do espetáculo de dança e música Estações Portenhas acontecem na sexta-feira (30) e no sábado (31), às 20h. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir de terça-feira (27), das 14h às 18h. Na sexta e no sábado a venda de ingressos inicia às 14h e segue até cinco minutos antes de iniciar o espetáculo.

Serviço:

“Estações Portenhas” – Cia de Dança Rodinei Barbosa
Cine Teatro Cuiabá

Sexta-feira, 30 de julho, às 20h.

Sábado, 31 de julho, às 20h.

Valor: 30 reais e 15 reais meia entrada.
Venda: Bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir de terça-feira (27), das 14h às 18h. Sexta e sábado, das 14h e até cinco minutos antes de iniciar o espetáculo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121236/visualizar/