Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 27 de Julho de 2010 às 13:12
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O suplente e apresentador de TV Gilson de Oliveira, que hoje exerce mandato de vereador por Sinop, será contemplado com cargo de deputado estadual, caso José Riva não consiga reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que decretou sua cassação em julgamento de processo sobre compra de votos nas eleições de 2006. Gilson poderá tomar posse já nesta semana, provavelmente na sessão ordinária de quinta, enquanto Riva se afasta para tentar uma liminar no TSE na esperança de reconquistar o mandato. O cacique do PP não fica inelegível e, assim, poderá concorrer novamente.

O primeiro-suplente do PP, que no último pleito elegeu quatro parlamentares, era o médico Antonio Azambuja, que se efetivou com a renúncia de Campos Neto, hoje conselheiro do Tribunal de Contas. O segundo-suplente Yuri Bastos Jorge se afastou da vida pública e partidária para poder assumir o cargo de diretor de Planejamento Estratégico da Agecopa, autarquia criada no ano passado para conduzir os projetos preparativos para Cuiabá ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A vaga na Assembleia fica, então, com Gilson. Ele teve 11.165 votos em 2006. Num esquema de rodízio entre titulares e suplentes, Gilson ocupou cadeira de deputado por quatro meses. Para isso, teve de renunciar ao mandato de vereador. No pleito de 2008 concorreu de novo a uma vaga na Câmara Municipal de Sinop e se elegeu.

Agora, Gilson de Oliveira vive duas expectativas, a de assumir mandato efetivo nesta reta final da 16ª Legislatura, na vaga do homem que comanda a Assembleia há quase duas décadas, e de eleição como deputado. Ele está em campanha, numa dobradinha eleitoral com o patrão, empresário Roberto Dorner, candidato a deputado federal pelo PP e dono da TV Rondon (SBT), onde Gilson é funcionário. Sinop passará a ter dois representantes na Assembleia. O outro é o democrata Dilceu Dal Bosco, candidato a vice-governador da chapa do tucano Wilson Santos. Até 2008, contava com Juarez Costa (PMDB), que renunciou ao posto para comandar a Prefeitura de Sinop.

O suplente do PP pós-Gilson é o também vereador por Primavera do Leste e apresentador de TV Luizinho Magalhães. A exemplo de Gilson, ele passou pela experiência como deputado por um período de quatro meses. Em 2006, Luizinho teve 10.420 votos. Na época, o PP só conseguiu garantir quatro cadeiras por causa da votação expressiva de Riva, que chegou a 82.799 votos. Dois entraram na sobra, ou seja, com ajuda dos votos de legenda: Airton Rondina, o Português, de Araputanga, com 20.784 votos; e Maksuês Leite, de Várzea Grande, com 15.138 votos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121302/visualizar/