Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Julho de 2010 às 04:39

    Imprimir


Teve início na terça-feira (20) em Mato Grosso Uma ação integrada entre as forças estaduais e federais ligadas à Segurança Pública, denominada Operação Gênesis, para combater o tráfico de drogas nos 983 quilômetros de fronteira que Mato Grosso possui com a Bolívia. De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, que participou do início da ação, Mato Grosso foi o primeiro Estado do País a receber este tipo de operação integrada e abriu o precedente para que operações como esta sejam levadas para os outros 10 Estados fronteiriços do Brasil.

O secretário adiantou que esta se trata de uma ação inédita porque conseguiu reunir 16 instituições congregadas numa ação de combate aos crimes na fronteira. “Os pilares que sustentam a criminalidade como as armas e drogas, por exemplo, que entram pela fronteira se convergem lá nos grandes centros nessa criminalidade. Digamos que essa ação aqui em Mato Grosso seja o lançamento da pedra fundamental do Policiamento Especializado de Fronteira e que será repetida nos outros 10 estados brasileiros que fazem fronteira com outros países”, disse.

Até a próxima terça-feira (27) centenas de policiais militares e civis do Estado, da Força Nacional, Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Federal, da Policia Rodoviária Federal, membros da Receita Federal e do Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron), reforçarão o quadro de policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), e atuarão na fronteira mato-grossense por terra, água e ar, fechando assim o cerco contra o tráfico internacional de drogas.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica, Diógenes Curado Filho, disse que essa operação funcionará como um divisor de águas no Brasil no que diz respeito ao policiamento na fronteira. “Essa operação terá reflexo em todo país e servirá de modelo para os outros Estados. A questão das drogas tem que ser trabalhada onde tudo começa que é aqui na fronteira”, disse.

FRONTEIRA NO BRASIL

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%). Com informações da assessoria.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121535/visualizar/