Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 24 de Julho de 2010 às 13:23

    Imprimir


Inaugurou na última quinta-feira, 22, em Sinop, uma Central de Recolhimento de Embalagens Agrotóxicas. A Central é coordenada pelo Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa) e formada por 28 revendas de Sinop e outras cidades da região Norte de Mato Grosso.

A implantação dessa central atende a Lei 9.974 de seis de junho de 2000 que determina que todas as embalagens de produtos agrotóxicos, após usadas, devem passar por um processo de tríplice lavagem e devolvidas as revendas ou entregues as centrais. Antes dessa implantação Sinop contava apenas com um posto de recebimento das embalagens usadas por produtores locais, agora a central recolhe, separa, prensa ou armazena embalagens usadas por agricultores de toda a região.

Para o presidente do Cearpa Sinop, Valter Santana, essa unidade representa um divisor de águas para toda a região no que diz respeito ao respeito ao meio ambiente. "Antes tínhamos uma estrutura arcaica e sem qualquer segurança, nem para quem utilizava a estrutura nem para o meio ambiente. Agora o produtor pode devolver as embalagens de forma segura e organizada. Isso é responsabilidade ambiental".

O empresário Roberto Dorner, que é candidato a deputado federal pelo Partido Progressista (PP), esteve presente ao evento como convidado da diretoria do Cearpa Sinop e vê o projeto como um grande passo dado pelo município em relação a proteção ambiental. "Antes tínhamos uma realidade ruim, centenas de embalagens ficavam jogadas ao relento. Poluindo e contaminando o meio ambiente. Agora temos mais uma ferramenta que vai ajudar o produtor rural a preservar o meio ambiente".

Ao todo foram investidos R$ 700 mil na obra que tem 12 mil metros quadrados de área e 1.350 metros quadrados de área construída. Oito pessoas vão trabalhar na central e a previsão é de recolher entre 200 a 400 toneladas de embalagens agrotóxicas por ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121588/visualizar/