Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Julho de 2010 às 19:01

    Imprimir


O primeiro dia de atividades do I Encontro Estadual de Reparadores de Veículos promovido pela parceria Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul-MT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aconteceu ontem (22), no auditório do Sebrae, e trouxe como tema em uma de suas palestras a importância da certificação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). 

A palestra foi ministrada pelo auditor do IQA, José Palácio, que falou aos participantes sobre a importância das oficinas se prepararem para as exigências, atuais e futuras, tanto do consumidor quanto da legislação. A certificação das oficinas é um trabalho de preparação que contribui para que os consumidores e companhias de seguros identifiquem estabelecimentos que oferecem serviços com qualidade, ela visa o atendimento ao cliente.

A finalidade do IQA, segundo Palácio é fornecer padrões de trabalho na prestação de serviço na área da reparação, ou seja, preparar os mecânicos para a novidade do mercado com as mudanças tecnológicas dos veículos. Ele explica que a certificação é o referencial de mercado e também da prestação de serviço. “Por que tenho IQA? Porque sou diferente. Tenho algo mais, tenho os requisitos para que eu possa receber o certificado”, conclui.

A metodologia de avaliação verifica os procedimentos adotados; a utilização adequada de ferramentas e equipamentos; infra-estrutura das instalações; gestão de oficinas, entre outros. O grau tecnológico das oficinas também é avaliado, assim como a capacitação técnica dos profissionais. As empresas que ganham a certificação têm um acompanhamento semestral, onde recebe uma auditoria para ver se os padrões de qualidade continuam ou melhoraram.

De acordo com o diretor do Sindimec, Jader Barbieri, o Encontro de Reparadores de Veículos é um evento dentro do Projeto de Modernização do Setor de Reparação de Veículos que visa apresentar e divulgar as novas tecnologias e tendências do setor de reparação. “O mercado de Rondonópolis cresce muito nessa área e com ele a necessidade de profissionais capacitados. O próprio consumidor hoje cobra do empresário, pois é informado das tendências e esse evento contribui muito para o desenvolvimento dos profissionais reparadores, pois apresenta-lhes as novidades atuais”, comenta.

José Valdir Santiago Júnior, gerente da unidade de projetos do Sebrae, caracteriza essa realização como uma “grande confraternização”. “São dois anos de parceria com o Sindimec e nesse tempo fizemos diversas realizações como feiras, missões empresariais, IVG entre outras, e tivemos a participação efetiva do setor. É uma grande confraternização”, disse.

O empresário Afonso Félix de Oliveira, de Tangará da Serra veio até o encontro para conhecer as novidades e assistir às palestras do projeto. "Participo das atividades do projeto desde o surgimento. Todas as palestras são proveitosas. Ajuda o empresário adquirir conhecimento e tem a facilidade de mobilizar as pessoas ligadas a esse setor", completou o empresário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121647/visualizar/