Chapada dos Guimarães terá Noites da Lusofonia em seu aniversário
Brasil, África e Portugal terão sua representatividade na Praça Dom Wunibaldo em Chapada dos Guimarães nos dia 29, 30 e 31 de julho em comemoração aos 259 anos da cidade. Trata-se do encontro dos países de língua portuguesa que marcará o aniversário com apresentações teatrais, musicais e folclóricas nas Noites da Lusofonia.
Os índios Parecis, da aldeia Campo Verde, de Tangará da Serra farão a abertura no dia 29, seguidos pela peça teatral “Cultura Chapadense” e fechando o dia com o show de lançamento do disco "Levada Temperada" de Sandro Souza e Grupo.
As apresentações de danças afros pelo grupo Ayoluá e do Espaço Furrundu Diversão e Arte são os destaques do dia 30 de julho, sexta-feira. Estão programadas oficinas de dança e teatro, além de tendas de gastronomia para os dias do evento.
Dia 31 de julho, os românticos poderão assistir ao fado em Praça Pública, com o grupo Portugal Show. A produção do evento é da jornalista Thaís Raeli, que esteve em abril em Portugal com a exposição de fotos Cores e Sensações, sobre Chapada dos Guimarães e deu continuidade ao intercâmbio entre nações que falam a mesma língua.
A realização do evento fica por conta da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães com parceria das secretarias de Estado de Cultura e Turismo e Assembleia Legislativa. Além disso, a vinda dos artistas portugueses tem o patrocínio do restaurante Taberna Portuguesa e o apoio da Todimo Material de Construções.
Para Telma Rezende, secretária de Cultura de Chapada, trata-se de uma iniciativa que marca Chapada dos Guimarães e Mato Grosso no cenário internacional, visando que cada país traz uma identidade socioeducativa para a troca de conhecimentos no que se refere a própria raiz brasileira.
Telma já pensa que essas ações possam resultar em mais turismo e divulgação de Chapada, tendo em vista que em 2012, a cidade de Guimarães em Portugal será a “Capital Europeia da Cultura”. “Dentro da parceria da lusofonia temos a porta de entrada de Mato Grosso para esse importante evento, levando a cidade-irmã de Chapada dos Guimarães. As iniciativas culturais de Mato Grosso podem vislumbrar um cenário internacional, com a valorização de nossos artistas genuínos e a miscigenação cultural através da imigração”, disse a secretária.
Cuiabá
Simultaneamente ao evento de Chapada, a Taberna Portuguesa realizará em Cuiabá dois shows de fado com o grupo Portugal Show nos dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta. Para a proprietária, Sônia Cassol, a Taberna já atua há 30 anos com o resgate das tradições portuguesas em Cuiabá e não poderia estar ausente nesse momento de confraternização dos países que falam o mesmo idioma, além do carinho pela cidade de Chapada dos Guimarães que é um importante cartão-postal para Mato Grosso.
Comentários