Serviços de valor agregado são todos aqueles disponíveis no telefone que não sejam as ligações em si. De acordo com a consultoria Informa Telecom & Media, as economias emergentes farão com que a receita global desse segmento pule dos US$ 200 bilhões, registrados em 2009, para US$ 340 bilhões em 2014 – um aumento de 70%.
Quinze países emergentes – China, Índia, Indonésia, África do Sul, Nigéria, Egito, Turquia, Israel, Arábia Saudita, Brasil, México, Argentina, Rússia, Polônia e Ucrânia – responderão por 36% desse mercado dentro de quatro anos, afirmou a consultoria.
"Comparadas com o mundo desenvolvido, há desafios econômicos, sociais, demográficos e culturais muito diferentes nos mercados emergentes. Em alguns países, os serviços 3G ainda não estão disponíveis ou se limitam às grandes cidades", disse o analista da consultoria, Shailendra Pandey.
Por isso, afirma o relatório, os provedores de serviços nos países emergentes têm se revelado “mais inovadores e proativos” no mundo em desenvolvimento que nas economias avançadas.
"Em particular, operadores estão apostando em serviços de utilidade, incluindo pagamentos via telefonia móvel, transferência de fundos e serviços de informação agrícola – sendo a razão para isso que estes serviços têm um grande impacto direto na vida cotidiana da população local e contribuem para o desenvolvimento social e econômico da população nesses mercados."
Como exemplos, o relatório cita o serviço M-PESA, da queniana Safaricom, que permite ao usuário pagar despesas e transferir recursos entre contas, o serviço de informação rural da China Mobile e o Please Call Me, da sul-africana MTN, que envia uma mensagem para outro celular pedindo que retorne a ligação.
Outro setor destacado no relatório é o de navegação em redes sociais e serviços de bate-papo em tempo real. Um dos exemplos citados é o Fetion, da China Mobile, que tem mais de 100 milhões de usuários registrados.
"Com a grande saturação de mercado e as perspectivas limitadas de crescimento nos mercados nos países desenvolvidos, os mercados emergentes com grande potencial de crescimento estão se tornando o principal foco das grandes empresas, incluindo operadores, fabricantes de aparelhos e provedores de infraestrutura, assim como de plataformas de serviços de valor agregado em telefonia e tecnologia."
Comentários