Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Terça - 20 de Julho de 2010 às 08:59
Por: Laís Costa Marques

    Imprimir


Inscrições poderão ser feitas nas unidades do Sine em Cuiabá e Várzea Grande; aulas iniciam dia 28
Inscrições poderão ser feitas nas unidades do Sine em Cuiabá e Várzea Grande; aulas iniciam dia 28

De hoje (20) até amanhã (21) estão abertas as inscrições para a primeira fase do programa de qualificação profissional de Mato Grosso. Nesta etapa, 728 trabalhadores devem ser capacitados em Cuiabá e Várzea Grande pelo Qualicopa, programa que qualifica trabalhadores e que vai atender a demanda criada com a vinda da Copa. Em agosto, os 141 municípios recebem cursos para a qualificação dos 9,272 mil mato-grossenses restantes que completam as 10 mil vagas. Os cursos são realizados pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) que contratou empresas e entidades para administrarem os cursos.

Somente este ano, aproximadamente 300 turmas devem ser formadas, incluindo cursos voltados para trabalhadores rurais. Para o Qualicopa e Qualifica Mato Grosso serão formadas 250 turmas até o fim do ano. Ao fazer os cursos, o aluno automaticamente é inscrito no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e assim é colocado à disposição do mercado de trabalho.

A superintendente de qualificação profissional da Setecs, Rosamaria Carvalho, diz que o programa vem atender uma demanda reprimida do Estado, mas que pela quantidade de cursos ofertados, eles serão iniciados em momentos diferentes.

Os cursos são voltados para toda classe trabalhadora, porém, como critério de desempate serão privilegiados os que enfrentam mais dificuldades, como explica Rosamaria. "Não podemos restringir para nenhum grupo, mas como geralmente tem mais inscrições do que vagas, damos preferência aqueles que estão mais vulneráveis". Entre os inscritos que teriam preferência citados por Rosamaria, estão os desempregados, pessoas com mais de 40 anos, mulheres provedoras do lar, trabalhadores com menor grau de escolaridade ou até aqueles que possuem mais filhos.

Entre os segmentos contemplados estão cursos voltados para a capacitação na prestação de serviço, comércio, indústria, turismo. "Mato Grosso tem vagas remanescentes que não são preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada. Com o advento da Copa essa demanda foi intensificada", explica Rosamaria citando que profissões como camareira, atendente já saem do curso com encaixe no mercado de trabalho. Quanto ao encaminhamento ao mercado de trabalho, Rosamaria Carvalho, diz que a inclusão do trabalhador faz parte do programa. "Não tem finalidade qualificar se não houver um encaminhamento ao mercado. Ter um diploma não é o fim".

Os cursos oferecidos possuem, em média, 200 horas/aula, o que corresponde a aproximadamente 2 meses. A extensão dos cursos é, segundo Rosamaria, uma conquista da Setecs. "Os cursos não capacitavam adequadamente a mão-de-obra. O aluno concluía sem estar qualificado para trabalhar. Com esta carga horária é possível terminar e iniciar os trabalhos".

Serviço - As inscrições para os alunos de Cuiabá e Várzea Grande podem ser feitas no Sine da Casa do Trabalhador e em Várzea Grande, além do Ganha Tempo. É preciso levar a Carteira de Identidade, a Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho, para a inclusão no Sine. As inscrições são apenas nos dias 20 e 21 de julho. No dia 28 começam as aulas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122234/visualizar/