Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Julho de 2010 às 04:23
Por: Marina Araújo

    Imprimir


“Você viu na promoção, você fala: ‘ai não, vou ter que levar de qualquer jeito’”, diz a consumidora Renata.

E este é o maior vilão: 46% das mulheres que têm cartão de crédito já contraíram dívida que não deram conta de pagar. E 45% das que pagaram voltaram a se endividar.

Os dados são de uma pesquisa online feita com 900 mulheres brasileiras - de 18 a 60 anos de idade. Mais de 80% delas preferem comprar a prazo...

A cabeleireira Sirlene Miranda parcelou no cartão, não conseguiu pagar e, com os juros...: “Eu devia 200 e pouco, hoje está quase 800”.

A grande questão, segundo alguns especialistas, é que as mulheres - ou melhor, os brasileiros de forma geral - não têm o hábito de fazer planejamento orçamentário. Ou seja, ver o quanto ganha e o quanto quer gastar, para não extrapolar no final do mês. E também planejar o quanto vai poupar para fazer maiores investimentos no futuro.

Mas há quem aprenda a se controlar depois de amargar dívidas altas. “Como eu parcelo sempre em 2 vezes, eu não extrapolo, conta a consultora de seguros Michele Pereira de Souza. A gerente de vendas Manoela Leiro também é contida: “Só gasto o que tenho”.

“Muitas vezes, nós não olhamos qual é o valor total daquele bem. A prestaçãozinha, que no primeiro momento cabia no seu bolso, acumulada com outras prestações, não cabe mais”, explica o economista Fábio Gallo Garcia.

Pra evitar esse enrosco, que tal a pergunta básica antes de comprar: eu quero ou eu preciso?

“Mulher tem essa de olhar uma coisa, ‘ah, eu quero!’, ‘eu preciso disso’! ‘Mas você comprou ontem uma calça’, ‘ah, mas essa tem um brilho que a outra não tinha... e eu preciso’... E no fundo não precisa, e a gente sempre acaba levando uma coisinha a mais”, diz a estudante Mariana Marques.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122261/visualizar/