Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 19 de Julho de 2010 às 13:54

    Imprimir


Ao contrário da maioria, Eliene Lima manteve mesmo ritmo de trabalho em anos eleitorais.
Ao contrário da maioria, Eliene Lima manteve mesmo ritmo de trabalho em anos eleitorais.

Em ano eleitoral, deputados federais de Mato Grosso reduzem a produtividade na Câmara. Preocupados com suas próprias campanhas ou com o eventual apoio a candidatos, no primeiro semestre de 2010, os parlamentares elaboraram apenas 157 projetos de leis. No mesmo período do ano passado, esse número chegou a 281. O comparativo revela uma queda na produtividade de 80%. Dos seis deputados titulares em atuação, apenas dois demonstram assiduidade nas ações. Carlos Abicalil (PT) e Eliene Lima (PP) mantiveram a mesma média de trabalhos de proposições em 2008 e em 2010, anos em que ocorrem eleições. Na ‘lanterninha’ aparece Thelma de Oliveira (PSDB), em até a última sexta-feira (16), havia apresentado apenas 66 documentos entre projetos de lei e indicações nos quase quatro anos de mandato. Na mesma relação, em primeiro lugar aparece Eliene Lima com 863.

Em uma análise nos dados dos mais de três anos de trabalhos parlamentar, além da diminuição no número de projetos em ano eleitorais, há redução também nos discursos e nas participações das sessões legislativas. Este ano, poucos foram os deputados que utilizaram o expediente da Câmara para uso da tribuna. Em seis meses, quatro dos seis não utilizaram nem dez vezes o espaço para debater assuntos estaduais ou nacionais. Apenas Eliene Lima e Carlos Bezerra (PMDB) priorizaram o discurso na Casa de Leis. Lima chegou ao número de 60 e Bezerra a de 21. Em 2008, ambos lideraram o mesmo ranking, sendo 169 falas por parte do progressista e 45 do peemedebista.

Em contrapartida, enquanto há queda em presença e discursos, há aumento no número de licenças em período eleitoral. Das oito licenças já solicitadas pela bancada de Mato Grosso desde 2007, cinco foram feitas em ano de eleições. Em março de 2008, Thelma de Oliveira se afastou e no lugar assumiu Nery Gueller (PP). Três meses depois foi a vez de Pedro Henry (PP), que se licenciou dando vaga a Rogério Silva (PP). E em julho do mesmo ano, Homero Pereira (PR) pediu licença-saúde e no lugar assumiu Eduardo Moura (PPS). Este ano, dois estão afastados. São eles Pedro Henry e Wellington Fagundes (PR). Nos lugares estão Chico Daltro (PP) e Ricarte de Freitas (PTB), respectivamente.

Os dados coletados foram feitos com base na atuação de fevereiro de 2007, quando foram empossados, até o dia 16 de julho deste ano.

Observação: Segue em anexo o balanço dos trabalhos dos seis deputados federais.  Não constam os dados de Pedro Henry e Wellington Fagundes, porque ambos estão licenciados, e quando assim não há como ter acesso aos dados via site da Câmara.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122361/visualizar/