De acordo com o Inpe, o fim de semana foi o mais frio do ano na capital
Frio que chegou até 10ºC em Cuiabá termina amanhã
Depois do final de semana mais frio do ano, a previsão é que a baixa temperatura continue até esta terça-feira (20), em Cuiabá. Nesta segunda-feira, também será de muito frio na Capital: a temperatura apontada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de 12ºC e a máxima, de 23ºC, sol entre poucas nuvens e não há previsão de chuva até na quinta-feira (22).
O Inpe prevê que as temperaturas começam a subir a partir de terça-feira. Amanhã será de sol na maior parte do dia; a mínima será de 13C e a máxima, de 29ºC. O clima voltara esquentar aos poucos, podendo chegar até aos 35ºC na sexta-feira (23).
De acordo com o instituto, na madrugada de sexta-feira (16) para sábado (17), e de sábado para domingo (18), a mínima em Cuiabá foi de 10ºC. Sem sol e com ventos, a sensação térmica chegou até 7ºC.
Em cdades como Cáceres, Chapada dos Guimarães, Alto Paraguai, a temperatura foi ainda mais baixa do que na capital: a mínima ficou entre 5ºC e 9ºC, neste fim de semana.
Segundo o Inpe, o intenso frio ocorreu em Mato Grosso devido à frente fria que veio da massa de ar polar, chegando primeiro, no Brasil, no Rio Grande do Sul, e a Mato Grosso na segunda-feira (12).
Morador de rua morre de frio
Um homem identificado como João Batista, 53, conhecido pelo apelido de "Negão", foi encontrado morto na manhã de sábado (17), na Rua Poxoréu, no Bairro Alvorada. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima era moradora de rua e teria morrido de frio, durante a madrugada.
Negão foi encontrado às 6 horas e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a perícia, o andarilho morreu de hipotermia (ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal).
Nova massa de ar
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova frente fria poderá chegar em Mato Grosso perto do próximo fim de semana.
De acordo com o Inmet, a nova massa de ar polar começa a se deslocar da Argentina em direção ao Brasil na quinta-feira (22). Se chegar em Mato Grosso, não terá a mesma intensidade desta frente fria que atingiu no estado.
Comentários