MT concentra metade do desmate
Mais da metade do desmatamento na floresta Amazônica durante o mês de maio aconteceu em Mato Grosso. Dos 109,6 km2 da floresta que sofreram corte raso ou degradação, 51,9 km2 ficam no Estado.
Os dados são do sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Essa é a terceira vez em 2010 que Mato Grosso é o Estado que mais teve área de desmatamento na floresta amazônica.
O segundo que mais desmatou foi o Pará, com 37,2 km2 e em seguida vem Rondônia, com 10,7 km2. O Amazonas foi o que menos desmatou, com 9,8km2.
Os dados do Inpe revelam que maio é o segundo mês do ano com maior índice de desmatamento, ficando atrás de fevereiro, com 185 km2 de devastação.
No entanto, por causa da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e devido à resolução dos satélites, os dados do Deter não representam avaliação fiel do desmatamento mensal da floresta Amazônica.
Por esses motivos, não é recomendável a comparação entre dados de diferentes meses e anos. Durante o mês de maio, 45% da Amazônia legal estavam cobertas por nuvens que impediram a observação por satélite.
Comentários