Sesi-MT eleva a escolaridade de 410 trabalhadores da Usinas Itamarati
Quatrocentos e dez trabalhadores da Usinas Itamarati, localizada no município de Nova Olímpia (a 200 km de Cuiabá) participam neste sábado (17/7) da aula inaugural do programa ‘Educação do Trabalhador’, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) para a elevação da escolaridade de jovens e adultos. A cerimônia será realizada no salão de eventos da Gercafi, às 14h, com a participação de representantes do Sesi-MT, dos professores que ministrarão as aulas e dirigentes da empresa.
Ao todo, serão montadas 14 turmas para alunos que vão cursar a Alfabetização, o Ensino Fundamental (1º e 2º segmento) e o Ensino Médio. As aulas terão início no dia 26 de julho e serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno, nas escolas municipais de Nova Olímpia e Denise. A previsão é que o conteúdo programático de cada turma seja ministrado em 18 meses.
“A Usinas Itamarati fez uma parceria com as prefeituras de cada município para que as aulas fossem realizadas nas escolas, em virtude do grande número de alunos. Vamos ter turmas nos três períodos para contemplar todos os trabalhadores interessados”, pontua a gerente do Núcleo Certificador de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-MT, Márcia Benevides.
Durante a aula inaugural, haverá a explanação do programa, a apresentação dos professores de cada turma e a entrega do kit do aluno, composto por pasta, caderno, lápis, borracha e camiseta. Todo o programa é realizado pelo Sesi-MT sem nenhum custo para a empresa. “A gratuidade desta ação para o setor industrial faz parte da política do Sesi realizada em todo o país, por meio do programa Educação para a Nova Indústria, que visa aprimorar a educação básica e continuada, técnica e profissional dos trabalhadores da indústria brasileira”, afirma o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva.
SESI EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR - O programa oferece três produtos: Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a elevação da escolaridade; Educação Continuada (ECO) para o desenvolvimento contínuo pessoal e profissional e Educação a Distância (EaD). A EJA trabalha com os princípios de inclusão, cidadania, respeitando o saber adquirido de cada aluno e contextualizando o conteúdo com a realidade do funcionário. São oferecidos a Alfabetização, o Ensino Fundamental (1º e 2º segmento) e o Ensino Médio.
A indústria que deseja levar o programa para seus funcionários não paga nada pelo serviço, ficando sob sua responsabilidade apenas ceder o espaço para as aulas e desenvolver ações para incentivar a permanência do aluno em sala. Mais informações sobre o programa ‘Sesi Educação do Trabalhador" pelos telefones (65) 3685-2311 – Várzea Grande / (66) 3421 0440 – Rondonópolis / (66) 3531-3611 – Sinop.
Comentários