Administração promove ainda a regularização fundiária urbana de lotes
Sonho da casa própria muda realidade de várias famílias em Nortelândia
Em um ano e meio de governo já foram entregues mais de 100 casas populares a população de baixa renda do município de Nortelândia, diminuindo o déficit habitacional e transformando a realidade de dezenas de famílias que não teriam condições de construir sua moradia com recursos próprios. A administração municipal pretende ampliar o número de beneficiados utilizando recursos de programas habitacionais dos Governos Estadual e Federal, utilizando como instrumento um cadastro municipal que apontam as pessoas que necessitam de casa própria na cidade.
Nesta semana o prefeito municipal está entregando 50 novas residências construídas no terreno dos próprios beneficiados, com recursos federais alocados com emenda do Deputado Federal, Valternir Pereira. Em conjunto estão sendo entregues o titulo definitivo de várias propriedades, como parte do programa de regularização fundiária urbana. Até agora a atual administração já entregou mais de 30 títulos definitivos.
Cicerina Alves da Costa recebendo as chaves de sua casa e o titulo definitivo de propriedade.
Nesta quinta-feira (08.07), o Chefe do Poder Executivo Municipal, entregou casas e títulos definitivos as pessoas beneficiadas, entre elas, a viúva Nair Costa Silva, 56, que morava sozinha há mais de 50 anos em uma casa de madeira, vivendo em instalações precárias. Ao receber as chaves da casa e o titulo definitivo de sua propriedade, ela se emocionou e disse que seu sonho acabava de se tornar realidade, depois de ter perdido as esperanças de viver em uma casa melhor. A viúva conta que na casa antiga tinha muitas dificuldades, uma delas era de não poder fazer as necessidades pessoais no período noturno, já que o banheiro ficava a mais de 30 metros da casa e como mora sozinha tinha medo de abrir a porta da casa à noite.
O local onde Nair Costa tomava banho e fazia suas necessidades pessoais a cerca de 30 metros da casa onde residia.
“Estou me sentindo nas nuvens de felicidade, quero agradecer a Deus e todos que trabalharam para que eu pudesse ganhar esta casa e o documento deste terreno” disse. Ela lembrou emocionada que seus pais e seu marido morreram sem ter visto o sonho da família se realizar, mas que hoje se sente aliviada e feliz com uma casa e que não passará mais por dificuldade à noite, em razão do banheiro dentro de casa. Nair Costa Silva, não recebe nenhum tipo de beneficio como aposentadoria e pensão e se quer possui salário para suprir suas necessidades e recebe ajuda de uma filha que mora em Cuiabá.
Outra beneficiada é Cicerina Alves dos Santos, vizinha de Nair Costa, que também recebeu sua casa e já faz planos para a nova moradia, entre outras famílias beneficiadas com as casas construídas em seus próprios terrenos.
A casa de madeira em que vivia Nair Costa Silva.
Comentários