Governo decide antecipar a proibição das queimadas
Será publicada hoje no Diário Oficial do Estado a antecipação do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, assinado ontem pelo governador Silval Barbosa.
A Casa Civil não informou em quantos dias o período deve ser antecipado (geralmente começa em 15 de julho e se estende a 15 de setembro), mas a mudança visa impedir ao máximo ocorrências como o incêndio que devastou o Morro de Santo Antônio, só controlado no final da tarde de ontem, segundo anunciaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
A antecipação do período proibitivo foi solicitada pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo por conta das previsões climáticas pessimistas para Mato Grosso – como de calor acima e chuvas abaixo da média - num ano em que o número de focos de calor já chegou a superar em 99,16% o total do mesmo período passado.
Este ano, pelo menos quatro grandes incêndios já exigiram a atuação de brigadistas. Um foi no morro Quebra-gamela, em Chapada dos Guimarães, outros dois na região de Nobres e o último foi presenciado esta semana, no Morro de Santo Antônio, área de conservação e de beleza cênica da Baixada Cuiabana.
O fogo começou na manhã de quarta-feira. À tarde, os bombeiros começaram o trabalho de contenção do fogo, mas sem efeito. De manhã, as equipes voltaram com cerca de 20 homens e, desta vez, contando com a ajuda de uma aeronave despejando água. Por volta das 17h, a Defesa Civil e os bombeiros anunciaram a extinção do fogo no morro, mas a continuidade de alguns focos em chácaras do entorno – cerca de sete foram atingidas – mas a situação continua sendo monitorada.
Comentários