Mudança climática pode afetar habilidade de crocodilo encontrar alimento
Sua equipe gravou os mergulhos de dez crocodilos jovens no Parque Nacional Lakefield, em Queensland, durante 15 dias no verão e no inverno.
A equipe marcaram os crocodilos - que mergulham periodicamente para capturar alimento, descansar e evitar predadores - com dois gravadores que marcavam o tempo dispendido embaixo da água, a profundidade alcançada e a temperatura da água.
Os mergulhos duravam, em média, dois minutos menos no verão que no inverno. No verão, os crocodilos também deram menos mergulhos com duração superior a 50 minutos. Na média, os crocodilos realizaram apenas um desses mergulhos longos no verão comparado com 12 no inverno.
O metabolismo dos crocodilos cresce com sua temperatura corporal. Quando as águas estão mais quentes, os crocodilos consomem oxigênio mais rapidamente e precisam ir para a superfície mais frequentemente, cortando os tempos de mergulho.
O grupo acredita que as observações podem ajudar a prever as consequências das mudanças climáticas para esses animais. Períodos longos com água quente podem reduzir a habilidade dos crocodilos encontrarem comida e se esconderem de predadores, dizem os autores.
O estudo foi publicado no periódico "Proceedings of the Royal Society B".
Comentários