Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Agosto de 2013 às 16:56

    Imprimir


O secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Fábio Garcia, disse nesta terça-feira que as ações no âmbito do transporte coletivo, sobre o “Pacotão dos Transportes”, em que a Prefeitura divulgou 10 medidas para melhoria do transporte público, após o veto do prefeito Mauro Mendes (PSB) aos projetos da Câmara de Cuiabá. Além disto, o secretário ressaltou a possibilidade de redução da tarifa após auditoria na planilha de custos da Associação Mato-grossense dos Transportes (MTU).



 
A base do prefeito Mendes, conseguiu por maioria, manter os vetos do mesmo aos quatro projetos do transporte, aprovados pela Câmara em junho. O prefeito aprovou apenas o projeto de ampliação do horário de integração para 2h30, e vetou os projetos sobre a volta dos cobradores, pagamento em dinheiro, e ampliação do passe livre no horário e aos estudantes.



 
Para compensar o veto destes projetos, a Prefeitura anunciou diversas medidas que serão cobradas para melhoria do transporte público como treinamento dos motoristas e ampliação em 800 novos abrigos, e também ampliação dos pontos de venda dos cartões eletrônicos, bem como a criação de faixa exclusiva para os ônibus, e também, a garantia de que os que não tiverem o cartão eletrônico, serão conduzidos a um local para comprar, não sendo impedidos de realizar a viagem. Além disto, a Prefeitura ressalta a auditoria na planilha da tarifa do transporte público, que pode acarretar em redução do atual valor.



 
Questionado sobre a licitação dos transportes, que vence em 2014, e que já foi renovada sem a divulgação de novo processo licitatório, Fábio Garcia garante que a gestão Mauro Mendes é independente e transparente, e que é dever da Prefeitura realizar a licitação. “O contrato não será renovado na gestão do Mendes, ele é independente e transparente, inclusive com a questão do transporte público, sendo que foi o único prefeito a abrir a planilha de tarifa para realizar auditoria com Ministério Público e Câmara Municipal, demonstrando independência com relação aos concessionários do transporte público”, garantiu.



 
O secretário ressaltou que existe a possibilidade de redução da tarifa após a finalização da auditoria, que possui prazo de 45 dias para investigar a planilha de custos do MTU, que fixou o valor da passagem na Capital, em R$2,85. “Realmente, muitos pontos não tem sido cumpridos, como o Buscar e o treinamento dos motoristas, mas a Prefeitura irá acompanhar todas as medidas deste Pacotão. E realizaremos fiscalização em todas as áreas, para garantir o cumprimento integral do que foi contratado. O prefeito não irá aceitar descumprimento de contrato”, garantiu.



 
Sobre os vetos aos projetos da Câmara, Fábio Garcia, explicou que o veto da volta dos cobradores foi técnico. “Temos olhado o funcionamento do transporte coletivo e medidas para melhorias e estruturação deste transporte. A volta dos cobradores enseja custo na tarifa, já que temos bilhetagem eletrônica, com 400 motoristas a mais que cobradores, e teríamos que igualar este número e contratar pessoas para suprir esta demanda, já que os que vendem os bilhetes eram antigos cobradores. Isto certamente onera a concessão de transporte público e significa custo e aumento de tarifa para usuários”, declarou.



 
Além disto, o secretário acrescentou dado significativo no que concerne à violência, tendo em vista que em 2010, foram registrados cerca de 500 assaltos, contra apenas 88 neste ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12437/visualizar/