Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 04 de Julho de 2010 às 14:41
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Pela primeira vez nos últimos 16 anos, uma eleição para governdor em Mato Grosso apresenta quatro candidaturas. Desta vez, estão na briga Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PMDB), Mauro Mendes (PSB) e Marcos Magno (PSOL). O PSDB é o que mais concorreu com projeto próprio nesse intervalo de quatro eleições. Foram três vezes. Sai vitorioso com Dante de Oliveira, em 1998, e perdeu com Antero de Barros, em 2002 e em 2006. De todos os partidos, o que mais tentou foi o PT, mas não obteve êxito. Em 98, assistiu a derrota de Carlos Abicalil. O mesmo aconteceu com Alexandre Cesar, em 2002, e com Serys Marly, em 2006.

Esta eleição marca estreia do PSOL e PSB com candidatura própria à sucessão estadual. Já o PMDB volta a disputar duas décadas depois. Seu último concorrente ao Paiaguás e que se elegeu foi Carlos Bezerra, em 86.

Em 94, os eleitores mato-grossenses tiveram 3 opções para governador: Dante, que estava no PDT, Osvaldo Sobrinho (PTB) e Ivanildo Francisco (PSD). Dante ganhou. Quatro anos depois, entraram no páreo 5 nomes, sendo eles de Dante, que acabou conquistando a reeleição pelo PSDB, de Júlio Campos (PFL, que virou DEM), de Carlos Abicalil, de Manoel Novaes (Prona) e de Jaques de Carvalho (PRTB).

As eleições de 2002 também tiveram 5 na disputa: Blairo Maggi (PPS e hoje no PR), Antero de Barros, Alexandre Cesar, Sebastião Moreira (PSB), o Matrinxã, e Joenete Carlos, o Linguiça (PGT). Maggi ganhou no primeiro turno. A última eleição geral, em 2006, trouxe um número recorde de candidatos a governador. Concorreram 8: Maggi, Antero, Serys Marly, Mauro Cesar Lara (PSOL), Bento Porto (PSC), Josmar Alderete (PSDC), Plauto Vieira (PRP) e Roberto Pereira (PHS). De novo, Maggi saiu vitorioso.

Desta vez, com um cenário de quatro candidaturas e três nomes considerados fortes, a tendência é da disputar se estender para um inédito segundo turno. Silval e Wilson seguem numa disputa polarizada, enquanto Mendes corre por fora, sustentado pelo projeto da terceira via.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124613/visualizar/