Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Agosto de 2013 às 11:54
Por: Diego Weber

    Imprimir


O Departamento de Vigilância em Saúde de Nova Mutum anunciou que realizará testes rápidos para detecção de leishmaniose em cães. "O município recebeu cem kits. Analisaremos os sintomas da doença visceral que acomete os órgãos internos do animal, que exige mais para ser identificada e ocasiona maior registro de mortes, e a tegumentar, identificada por lesões na pele, ao redor do focinho, boca, orelhas", afirma Bruno Raimunde, coordenador da área.


 
Segundo o coordenador, a ação é de suma importância pois o animal contaminado se torna um perigo ao seu dono e a população em geral. "A doença é transmissível do animal para o homem. Por isso, pedimos a população que entre em contato com nosso departamento, solicite a visita e nossa equipe irá atender".


 
O teste leva cerca de 15 minutos para ser concluído. Caso o resultado da doença seja positivo uma nova amostra de sangue do animal será coletada e enviada a um laboratório em Cuiabá, especificando o tipo da doença. Caso o resultado volte a ser positivo, o animal deve ser sacrificado, pois ainda não há cura para a leishmaniose.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12463/visualizar/