Repórter News - reporternews.com.br
Apesar de bom desempenho no Dias dos Namorados, Mundial afugentou consumidor
Copa não influenciou vendas globais do comércio cuiabano
|
|
|
De acordo com números divulgados ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) as vendas em junho fecharam o mês com pequena retração em comparação ao mesmo período de 2009. Por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/CDL) houve retração de 0,38% no número de consultas, em Cuiabá. “Este número é global, lembrando que em alguns segmentos houve crescimento por causa da Copa e o Dia dos Namorados”, destaca a CDL/Cuiabá.
Conforme os lojistas, uma das explicações para o desempenho negativo do mês de junho é que a Copa em si reduziu a movimentação de consumidores nas ruas, shoppings e nas lojas. “O expediente foi reduzido em alguns dias e, de acordo com vários lojistas, a movimentação de consumidores na região central nos últimos 20 dias foi bem inferior se comparada a um mês sem Copa do Mundo”, explica o superintendente Nelson Soares.
Porém, ele destaca que alguns estabelecimentos comerciais que fizeram promoções relacionadas aos jogos da Copa e lojas com brindes e materiais desportivos registram incremento no período. “Especialistas de mercado conferem incremento de 10% relacionado ao maior consumo de bebidas, comida, brindes, TVs por assinatura, aparelhos de TV, entre outros, todos por causa da Copa do Mundo”.
Soares observa também que se por um lado o comércio de confecções, calçados e afins teve um mês de vendas prejudicadas, outro segmento, como o bares e restaurantes, que abriram especialmente nos dias de Copa ou fizeram eventos relacionados aos jogos, tiveram incremento em torno de 10%, conforme atestado pela gerência do Choppão Bar e Restaurante.
Em termos de vendas de materiais desportivos as lojas registraram incremento de vendas acima de 30% com a disparada da demanda por camisetas da seleção brasileira, bolas e materiais ligados ao futebol.
FABRICAÇÃO - Já na indústria de confecções de camisetas relativas à Copa, por exemplo, de acordo com o empresário João Chiroli, o percentual de crescimento em relação a um mês comum foi de 4%, que é menor do que na Copa anterior. “Poderia ter sido melhor se não fosse a concorrência do comércio informal, pois enquanto uma camiseta produzida pela minha empresa saia a R$ 30 em média, o camelô vendeu a R$ 15, pois eles não têm tributos, nem arcam com a estrutura de uma empresa”, criticou.
ELETRO - Com relação à venda específica de televisores, o acréscimo nas vendas em junho chega a 40% por causa da Copa, sendo a preferência pelos aparelhos de plasma, LED e LCD.
DATAS - No acumulado do ano, de janeiro a maio, há acréscimo de vendas em, 8%, em relação ao mesmo período ao ano passado. Conforme base de dados do SPC, o número de consultas registrou em março e abril alta de 12,64% e 16,43%, respectivamente. Em maio o incremento mensal foi de 9,41%. Observando somente a movimentação referente ao Dia das Mães a alta do período foi de 11,53%, “uma recuperação fantástica, já que em 2009 a data fechou negativa”.
Também analisando datas comemorativas do calendário comercial, a CDL/Cuiabá destaca o resultado positivo sobre o dia dos Namorados. “A data impactou positivamente na primeira quinzena do mês de junho, com um acréscimo no número de consultas de 34,9%, de acordo com o comparativo SPC/CDL Cuiabá referente a uma semana de compras na semana dos Namorados (08-12/06/2009 e 07-12/06/2010).
Conforme os lojistas, uma das explicações para o desempenho negativo do mês de junho é que a Copa em si reduziu a movimentação de consumidores nas ruas, shoppings e nas lojas. “O expediente foi reduzido em alguns dias e, de acordo com vários lojistas, a movimentação de consumidores na região central nos últimos 20 dias foi bem inferior se comparada a um mês sem Copa do Mundo”, explica o superintendente Nelson Soares.
Porém, ele destaca que alguns estabelecimentos comerciais que fizeram promoções relacionadas aos jogos da Copa e lojas com brindes e materiais desportivos registram incremento no período. “Especialistas de mercado conferem incremento de 10% relacionado ao maior consumo de bebidas, comida, brindes, TVs por assinatura, aparelhos de TV, entre outros, todos por causa da Copa do Mundo”.
Soares observa também que se por um lado o comércio de confecções, calçados e afins teve um mês de vendas prejudicadas, outro segmento, como o bares e restaurantes, que abriram especialmente nos dias de Copa ou fizeram eventos relacionados aos jogos, tiveram incremento em torno de 10%, conforme atestado pela gerência do Choppão Bar e Restaurante.
Em termos de vendas de materiais desportivos as lojas registraram incremento de vendas acima de 30% com a disparada da demanda por camisetas da seleção brasileira, bolas e materiais ligados ao futebol.
FABRICAÇÃO - Já na indústria de confecções de camisetas relativas à Copa, por exemplo, de acordo com o empresário João Chiroli, o percentual de crescimento em relação a um mês comum foi de 4%, que é menor do que na Copa anterior. “Poderia ter sido melhor se não fosse a concorrência do comércio informal, pois enquanto uma camiseta produzida pela minha empresa saia a R$ 30 em média, o camelô vendeu a R$ 15, pois eles não têm tributos, nem arcam com a estrutura de uma empresa”, criticou.
ELETRO - Com relação à venda específica de televisores, o acréscimo nas vendas em junho chega a 40% por causa da Copa, sendo a preferência pelos aparelhos de plasma, LED e LCD.
DATAS - No acumulado do ano, de janeiro a maio, há acréscimo de vendas em, 8%, em relação ao mesmo período ao ano passado. Conforme base de dados do SPC, o número de consultas registrou em março e abril alta de 12,64% e 16,43%, respectivamente. Em maio o incremento mensal foi de 9,41%. Observando somente a movimentação referente ao Dia das Mães a alta do período foi de 11,53%, “uma recuperação fantástica, já que em 2009 a data fechou negativa”.
Também analisando datas comemorativas do calendário comercial, a CDL/Cuiabá destaca o resultado positivo sobre o dia dos Namorados. “A data impactou positivamente na primeira quinzena do mês de junho, com um acréscimo no número de consultas de 34,9%, de acordo com o comparativo SPC/CDL Cuiabá referente a uma semana de compras na semana dos Namorados (08-12/06/2009 e 07-12/06/2010).
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124798/visualizar/
Comentários