Repórter News - reporternews.com.br
Copa do Mundo 2010
Sexta - 02 de Julho de 2010 às 19:16

    Imprimir


Fabrice Coffrini/AFP
Kaká terá 32 anos em 2014 e já disse que pretende seguir na seleção
Kaká terá 32 anos em 2014 e já disse que pretende seguir na seleção

 

 

 
O sonho de conquistar a sexta estrela para o Brasil em campos sul-africanos terminou nesta sexta-feira (2) diante da Holanda. O time laranja contou com a tarde inspirada de Wesley Sneijder, ironicamente companheiro de clube de três dos cinco titulares da defesa verde e amarela (Júlio César, Maicon e Lúcio) para vencer por 2 a 1, de virada, e mandar os pentacampeões para casa nas quartas de final pela segunda Copa seguida. 

Mas quem do grupo de 23 convocados por Dunga poderá estar em campo na Copa do Mundo que será disputada no Brasil dentro de quatro anos? O R7 fez uma minuciosa análise dos últimos convocados e relata, a seguir, quem tem chances de se redimir na próxima edição da competição com um novo treinador, já que o ex-volante anunciou, em entrevista coletiva, que encerrou seu ciclo à frente do time nacional.

Goleiros:

JÚLIO CÉSAR – Prestes a completar 31 anos, o goleiro carrega consigo o status de melhor do mundo e, apesar da falha no primeiro gol holandês, se continuar mantendo o nível de atuações, pode ter nova oportunidade, já que, segundo o dito popular, “goleiro é como o vinho: quanto mais velho, melhor”.

GOMES – Apesar de ser mais novo que Júlio César (29 anos), Gomes não deve continuar no cenário como um dos favoritos da seleção, já que sequer era cotado para disputar o Mundial da África do Sul. Surpreendeu ao ganhar a vaga do gremista Victor, que vinha sendo chamado constantemente por Dunga como terceiro goleiro. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DONI - Tem a mesma idade de Júlio César, mas vive situação parecida com a de Gomes. Não é unanimidade entre os torcedores e, atualmente, amarga a reserva em seu time (Roma-ITA). Foi chamado por Dunga para a Copa do Mundo apenas por seu bom desempenho na última Copa América, quando atuou como titular.

Laterais:

MAICON – Terá 32 anos na época da Copa do Mundo do Brasil, mas, se continuar com a mesma força física e a condição atlética que exibe na seleção e na Internazionale de Milão, tem totais condições de disputar mais uma vez o importante torneio.

DANIEL ALVES – É um ano mais novo que o concorrente de posição. Assim como Maicon, tem ótimo preparo físico e é uma das principais figuras ofensivas do Barcelona, da Espanha. Se não surgir outro bom valor na posição, uma das mais carentes do futebol brasileiro, pode ser lembrado, mesmo tendo deixado a desejar nesta Copa, sempre improvisado por Dunga como meio-campista.

MICHEL BASTOS – Tem 26 anos e idade de sobra para disputar novo Mundial, mas não dá para apostar as fichas em sua presença na Copa que será disputada no Brasil. O motivo: não atua como lateral-esquerdo há um bom tempo na França e só foi chamado por Dunga por falta de competência dos rivais testados anteriormente na posição.

GILBERTO – O mais velho dos quatro laterais. Terá 38 anos no Mundial de 2014 e está definitivamente riscado da lista dos possíveis convocados. Além disso, assim como Michel Bastos, abandonou a lateral no Cruzeiro e há tempos atua como meio-campista.

Zagueiros:

LÚCIO – O capitão brasileiro na África do Sul entregará o bastão, ou melhor, a tarja, para outro no Mundial do Brasil. Lúcio terá 36 anos em 2014 e dificilmente conseguirá disputar sua quarta Copa na carreira.

JUAN – Companheiro de Lúcio nas Copas de 2006 e 2010, o zagueiro formado nas categorias de base do Flamengo é um ano mais novo do que o companheiro e também deve ter encerrado seu ciclo em Mundiais com a derrota para os holandeses.

LUISÃO – Tem 29 anos e precisará mostrar muito fôlego e futebol se quiser chegar em condições de brigar por uma vaga no grupo que representará o Brasil na próxima Copa do Mundo.

THIAGO SILVA – “Caçula” do grupo de defensores na África do Sul, o zagueiro do Milan tem 25 anos e lenha de sobra para queimar. Está dando seus primeiros passos no futebol internacional e tem tudo para chegar em 2014 mais experiente, pronto para comandar o setor defensivo do Brasil.

Volantes:

GILBERTO SILVA - Já disputou três Copas do Mundo. E não deverá chegar à quarta. Terá 37 anos no Mundial que será disputado no Brasil e, provavelmente, assistirá pela televisão a luta verde e amarela para colocar mais uma estrela no peito.

JOSUÉ – Tem 31 anos (fará 32 em julho) e, mesmo sendo um dos destaques de seu time, o Wolfsburg –ALE, dificilmente manterá a mesma pegada e o mesmo fôlego para continuar como opção para a seleção no próximo Mundial

FELIPE MELO – Terá idade boa (30 anos) para ser chamado à sua segunda Copa do Mundo, mas, antes, terá de limpar a fama de violento que construiu em sua curta história com a camisa da seleção nacional e a imagem negativa deixada na expulsão infantil no jogo contra a Holanda, momentos depois de o Brasil levar a virada.

KLÉBERSON – Campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, Kléberson terá 35 anos em 2014 e tem chances quase nulas de ser lembrado para o grupo. Se tiver sorte, fará o que fez na Copa do Mundo da África do Sul: turismo.

RAMIRES – O bom volante do Benfica-POR tem 23 anos e está credenciado a disputar sua segunda Copa com a camisa do Brasil. Fôlego para correr atrás dos adversários não deverá faltar ao jogador, que tem um dos melhores preparos físicos da seleção nacional.

Meias:

KAKÁ – Mais do que a idade (terá 32 anos em 2014), paira sobre Kaká a dúvida sobre suas reais condições físicas. O jogador do Real Madrid sofre com uma misteriosa lesão no púbis e não sabe se terá de passar por uma cirurgia para voltar a ficar 100% ou se a provável intervenção o ajudará a ser o jogador que em 2007 foi eleito o melhor do mundo pela Fifa.

JÚLIO BAPTISTA – Reserva da Roma, foi à África do Sul como reserva de Kaká, mas provou que não tem potencial técnico para exercer tal função. Terá 33 anos na próxima Copa e dificilmente figurará entre os escolhidos para defender o time canarinho.

ELANO – É da mesma idade de Júlio Baptista e, na África do Sul, até sofrer uma entrada criminosa de um jogador marfinense e se contundir, consolidou-se como importante figura no meio-campo da seleção brasileira, mas terá de manter-se em um nível muito alto para continuar sendo lembrado para o time nacional pelos próximos quatro anos.

Atacantes:

ROBINHO – Depois de naufragar em duas Copas seguidas, o “Rei das Pedaladas” ainda pode sonhar com a derradeira chance, já que terá acabado de completar 30 anos quando o Mundial do Brasil tiver início. A experiência pode ajudá-lo a compensar os erros de 2006 e 2010.

LUIS FABIANO – O artilheiro brasileiro terá 33 anos e pode ter nova oportunidade se mantiver o faro de gol que mostrou na Ponte Preta, no São Paulo e no Sevilla, da Espanha, até esse momento.

NILMAR – Tem apenas 25 anos e é um dos nomes fortes para continuar sendo chamado à seleção durante a preparação para o Mundial de 2014. Sempre foi bem quando solicitado e deverá estar na briga por uma vaga no grupo que disputará a próxima Copa.

GRAFITE – Convocado para jogar na África do Sul após atuar somente 20 minutos com a amarelinha, Grafite sentiu pela primeira e última vez a emoção de jogar em uma Copa, pois estará com 35 anos em 2014.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124866/visualizar/