Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Julho de 2010 às 08:53

    Imprimir


Os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente registraram, durante operação nas 20 cidades com maiores números de focos de calor, 43 autos de infração, 16 notificações, apreenderam 19 tratores em desmatamentos não autorizados e dois caminhões em Feliz Natal e Itanhangá, que transportavam madeira de forma ilegal. As multas são superiores a R$ 9 milhões. A operação foi desencadeada no dia 14 de junho e também fiscalizou pontos de possíveis desmatamentos.

Em 12 dias foram percorridos municípios das regiões do Araguaia, Médio-Norte, Norte e Nordeste do Estado. O coordenador de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação da Sema, Eduardo Rodrigues, disse que no mês de julho as fiscalizações serão intensificadas pelo órgão. “Outra equipe de fiscais volta ao interior do Estado nos próximos dias”.

Na operação, nove equipes formadas por fiscais da Sema, técnicos da Defesa Civil, Bombeiros e policiais militares do Batalhão Ambiental estiveram nos municípios de São José do Rio Claro, Nova Maringá, Tapurah, Nova Ubiratan, Querência, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Brasnorte, entre outros.

Rodrigues informou que a antecipação das ações de forma mais intensa acontece principalmente por causa das condições climáticas desfavoráveis que vem sendo observadas no Estado nos últimos meses. Outra razão é o aumento no número de focos de calor no primeiro semestre.

Focos de calor - Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de janeiro até 1º de julho, foram registrados 14.139 focos de calor no Estado. No mesmo período do ano passado os satélites do Inpe registraram em Mato Grosso 8.410. Na última reunião do Comitê Estadual do Fogo, a preocupação maior era com as previsões climáticas pessimistas para Mato Grosso nos próximos meses.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124963/visualizar/