Medida do deputado Wagner Ramos vai atender em Alto Paraguai, Guiratinga, Nortelândia e Tesouro. Deputados Zé Domingos e J. Barreto reforçaram pedidos
Quatro municípios terão escolas de lapidação de pedras semi-preciosas
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia começou a adquirir equipamentos para iniciar o processo de implantação de escolas de lapidação de pedras semi-preciosas nos municípios de Alto Paraguai, Guiratinga, Nortelândia e Tesouro. O comunicado acerca da medida foi feito ao deputado Wagner Ramos (PR) pelo secretário Pedro Nadaf, por meio do Ofício nº 251/2010-GS/SICME (24.06.2010).
A ação do governo atendeu pedidos feitos pelo parlamentar há cerca de um mês. “De interesse da Assembleia Legislativa, referente à implantação das escolas (...), informamos que as solicitações se encontram em processo de aquisição de equipamentos para atendimento do pleito”, informou Nadaf.
Nas indicações que encaminhou ao governo, Wagner Ramos teve o apoio dos deputados José Domingos (DEM) – nas solicitações para Nortelândia e Alto Paraguai – e o republicano J. Barreto (para Guiratinga e Tesouro). “Esses municípios têm o garimpo como uma de suas principais atividades e sofrem grandes desvantagens comerciais”, salientou Wagner Ramos.
Também vice-líder do PR na Assembleia, ele apontou perdas para as regiões em que pese se destacarem na atividade mineradora. “Elas perdem recursos financeiros por vender seus minérios de forma bruta, sem qualquer tipo de tratamento ou beneficiamento que os valorizem”, concluiu o deputado.
As escolas serão dotadas de máquinas e os equipamentos necessários para tratamento adequado das pedras.
Comentários