Repórter News - reporternews.com.br
Frente Parlamentar da Apicultura e da Cajucultura é criada na Câmara Feder
Foi instalada a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Apicultura e da Cajucultura na Câmara Federal. Em reunião realizada no início de julho, ficou definido que o deputado Assis Carvalho (PT/PI) será o coordenador geral da Frente, que foi criada por iniciativa dele. Na vice-coordenação, estão os deputados João Ananias (PC do B/CE), Damião Feliciano (PDT/PB) e Valdir Maranhão (PP/MA).
– A Frente Parlamentar será um fórum permanente de debates e apresentação das experiências existentes no país. Tem como principal objetivo estimular a produção e a comercialização de produtos das cadeias produtivas da apicultura e da cajucultura, desenvolver no país, em especial no Nordeste, a produção de mel e seus derivados e de caju, como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar – disse Assis.
A Frente estimulará o debate sobre temas relacionados às cadeias produtivas da apicultura e da cajucultura entre os parlamentares, os movimentos sociais e populares, lideranças, academia e o Poder Executivo; também apoiará e promoverá ações para promoção de políticas públicas de fortalecimento destas cadeias produtivas e estímulo a exportação da produção.
A seca trouxe grandes dificuldades para os apicultores e exportadores de mel no Piauí. Como depende totalmente de chuvas, que foram de baixa incidência no ano passado, a florada, de onde as abelhas retiram seu alimento e o néctar para produção do mel, ficou comprometida. A queda brusca na safra retirou o Piauí da liderança na exportação de mel no Nordeste.
O deputado abriu discussão sobre este assunto no Banco do Nordeste e em nível nacional. Também acompanhou os debates do setor em Picos e na Câmara Setorial do Mel Nacional, em Brasília.
Ele decidiu incluir a cultura do caju na mesma discussão relativa à apicultura quando apresentou emendas a Medida Provisória para inclusão da produção de Caju e produtos apícolas no programa Garantia Safra do governo federal.
Fonte:
FAEC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12528/visualizar/
Comentários