Após um período conturbado, Unemat elege o novo reitor
A eleição para o novo reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) acontece hoje. São três candidatos à sucessão de Taisir Karim. Concorrem ao cargo o professore Elias Renato da Silva Januário, atual vice-reitor; professor Adriano Aparecido Silva; e a professora Edna Luzia de Almeida Sampaio.
Apesar de ser vice de Taisir, o professor Elias rompeu com a atual administração e adotou discurso crítico. O professor Adriano é quem tem o apoio do reitor. Edna Luzia, ligada ao Sindicato dos Docentes da instituição, concorre com o discurso de ser a única de oposição.
A campanha foi marcada por muitas críticas em função das irregularidades cometidas na gestão de Taisir, alvo, inclusive, de uma CPI na Assembleia, que até agora não conseguiu deslanchar. Taisir esteve à frente da Universidade nos últimos oito anos.
O mais rumoroso escândalo foi em relação ao concurso do governo do Estado, realizado pela Unemat. Houve problema de logística na distribuição das provas, com cadernos trocados em sala de aula no dia do exame; e o mais grave, suspeita de vazamento da prova. Por conta dos diversos problemas, a prova foi cancelada, tendo que ser remarcada. A Polícia Civil investiga o caso. Pesquisa divulgada pelo Instituto Vetor Pesquisas apontou que Silva é o favorito.
Comentários