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Economia
Terça - 29 de Junho de 2010 às 18:20
Por: Anderson Pinho

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A partir de 1º de julho de 2010, as faturas de energia elétrica dos consumidores de Mato Grosso não poderão mais ser pagas com cheque. A Cemat já comunicou a decisão ao Procon/MT e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT). A medida segue a tendência nacional em diversos setores, já que o uso de cheques vem sendo cada vez mais reduzido, frente a outras opções mais seguras e práticas de pagamento.

As novas faturas de energia já trazem a informação no campo para mensagens, além de cartazes que foram distribuídas nas agências comerciais da empresa no Estado. A medida abrange todas as distribuidoras da Rede Energia: Celtins, Celpa, Enersul e empresas Sul-sudeste, além da Cemat. Outras empresas do setor elétrico no país também não recebem cheque como forma de pagamento das faturas de energia elétrica, tais como: Ampla, Light, Escelsa e Eletropaulo. Instituições financeiras e agentes arrecadadores estão orientados a procederem o recebimento da fatura de energia com cheque somente até o dia 30 de junho.

O coordenador de Atendimento ao Cliente da Cemat, Washington Pessoa, explica que as diversas outras formas de pagamento da conta de luz estão mantidas: débito automático, caixas eletrônicos, boca do caixa, Conta Fácil, Correios, lotéricas, supermercados e pagamento via internet, pelo banco do cliente.

Na análise de Pessoa, a exclusão do cheque como forma de pagamento é uma etapa natural da evolução tecnológica. "Antigamente, o cheque era o único recurso para quem tinha conta em banco fazer um pagamento sem estar com o dinheiro na mão. Mas hoje, com o cartão da conta, é possível fazer a mesma tarefa de forma muito mais prática, sem deslocamentos e com mais segurança do que usando o cheque", aponta.

Entre todas as formas de pagamento disponíveis, ele destaca o débito automático como a mais cômoda e segura. "Basta que o cliente procure seu banco uma única vez, levando uma conta de luz, para cadastrar o serviço. A partir dali, o pagamento é feito automaticamente, todos os meses, na data certa. E o cliente continua recebendo a fatura em casa, para conferir e arquivar", explica.






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