O governo fará na próxima segunda-feira uma reunião ampliada para discutir os resultados, até agora, das ações para ajudar os Estados de Alagoas e Pernambuco, ambos atingidos por enchentes. O governo também poderá decidir sobre medidas extras para a região afetada, como o envio de mais lotes de vacinas.

Vão participar do encontro os ministros João Santana (Integração), Márcios Fortes (Cidades), José Gomes Temporão (Saúde) e Paulo Sérgio Passos (Transportes), além de Paulo Bernardo (Planejamento) e Erenice Guerra (Casa Civil).

Não foram marcadas reuniões com ministros neste fim de semana, mas Lula manteve contato com os Estados afetados pelas chuvas. Na última sexta-feira (25), o presidente desistiu de ir à reunião do G20, realizada em Toronto, no Canadá, para acompanhar os trabalhos de apoio aos atingidos pelas chuvas.

Durante a visita ao Nordeste, na semana passada, Lula anunciou a liberação de R$ 550 milhões imediatos para ajudar as vítimas.

Defesa Civil disparar alerta

Um pouco mais de uma semana depois da enchente que provocou a morte de 34 pessoas e grandes estragos em 28 municípios alagoanos, a Defesa Civil do estado fez um alerta neste domingo para todas as cidades banhadas pelas bacias dos rios Mundaú e Paraíba, devido à chuva na região.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Alagoas, foi feito contato com autoridades pernambucanas que informaram que a situação no estado é tranquila. Por lá, a chuva é fraca, o que diminuiu o temor de uma nova tromba d"água como a ocorrida no último sábado (19).

Ao todo, em Alagoas, 26.618 pessoas ficaram desabrigadas, 47.897, desalojadas nos 28 municípios foram afetados pelas enchentes.

Cidades sem água

Seis municípios de Alagoas continuam sem abastecimento de água neste domingo após as enchentes que destruíram parte do Estado na semana passada. Nas cidades de Branquinha, Murici, Capela, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Santana do Mundaú, a água só chega de carro-pipa.

Com os R$ 25 milhões recebidos pelo governo federal, a primeira medida da Defesa Civil Estadual foi comprar 5.000 caixas de água, com 500 litros cada. Ontem (26), as seis cidades receberam os litros. Uma nova distribuição de água será feita na próxima terça-feira aos outros municípios afetados.

A Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) diz que as prefeituras que necessitem de água para abastecer carros-pipa devem procurar os pontos de abastecimento da empresa.

Em Rio Largo, a empresa esclarece que o abastecimento na Estação de Tratamento de Água do município está limitado a dez carros-pipa por dia, mas o abastecimento também pode ser feito nos pontos do conjunto Eustáquio Gomes e da ETA Pratagy.

O governo venezuelano doou 8 toneladas de alimentos e roupas para os desabrigados através do consulado instalado em Recife (PE). De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil, 34 pessoas morreram e 76 estão desaparecidas.

As escolas e prédios públicos cedidos para abrigar famílias que perderam as casas em Alagoas se transformaram em favelas de teto único. Nelas, centenas de pessoas convivem em um mesmo espaço com higiene precária, falta de segurança e sob risco de epidemias.

Na maioria dos abrigos, a situação é crítica. Em algumas salas de aula, mais de dez famílias dividem o espaço. Colchões são colocados lado a lado no chão. O calor é grande, e o cheiro, nauseante.

Ajuda

Os dois helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira) enviados a Alagoas para ajudar as vítimas das enchentes no Estado já distribuíram 90 toneladas de suprimentos, entre água, medicamentos e cestas básicas.

Veja onde doar:

Alagoas

Contas:
- Banco do Brasil - Agência 3557-2, Conta-corrente 5241-8;
- Caixa Econômica Federal - Agência 2735, Conta-corrente 955-6;
- Bradesco - Agência 389-1, Conta-corrente 10.000-5;
- Banco do Nordeste - Agência 031-0, Conta-corrente 19.542-2

Maceió:
- 1º Grupamento de Bombeiros Militar - rodovia 316, Km 14, próximo a Policia Rodoviária Federal;
- Grupamento de Socorros de Emergência - Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N;
- Subgrupamento Independente Ambiental - av. Doutor Antônio Gouveia, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara;
- Quartel do Comando Geral - av. Siqueira Campos, Trapiche da Barra, próximo a Pecuária;
- Defesa Civil Estadual - rua Lanevere Machado, nº 80, Trapiche da Barra, próximo a Pecuária;
- Grupamento de Salvamento Aquático - av. Assis Chateaubriand, Pontal, próximo a Braskem.

Interior de AL:
- 2º Grupamento de Bombeiros Militar - Maragogi;
- 6º Grupamento de Bombeiros Militar - Penedo;
- 7º Grupamento de Bombeiros Militar - Arapiraca e Palmeira dos Índios;
- 9º Grupamento de Bombeiros Militar Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Pernambuco

Contas:
- Banco do Brasil - Agência 1836-8, Conta-corrente 100.000-4;
- Bradesco - Agência 3201-8, Conta-corrente 600.000-2;
- Banco do Nordeste - Agência 044-2, Conta-corrente 21.462-7

Recife:
- Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife, na rua Imperial, no bairro de São José;
- Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados, rua Amaro Bezerra, no Derby;
- Posto de arrecadação instalado pela Polícia Militar, na Quadra Poliesportiva do Quartel do Comando Geral, no Derby;
- Secretaria de Assistência Social no Sítio Trindade, no Pátio de São Pedro e na Praça do Arsenal;
- na sede da Guarda Municipal, na rua dos Palmares, em Santo Amaro;
- Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, na rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro;
- posto de permanência da Guarda Municipal, no Terminal Marítimo.

Interior:
Quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.