Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 27 de Junho de 2010 às 09:14
Por: Rosivaldo Senna

    Imprimir


O novo Fiat Uno vem com todos os atributos para fazer também uma nova história de sucesso. Além do novo conceito e das linhas arrojadas, ele permite um nível de personalização inédito no mercado brasileiro. Um novo ícone no segmento. Com inúmeras opções de fábrica e na concessionária, o cliente pode personalizar o carro ao seu gosto, com opcionais e acessórios, transformando o novo Uno em uma extensão de sua própria individualidade.

Mas por trás do inovador visual existe também uma máquina bem resolvida. Ela marca a estreia de dois novos motores – o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex – que incorporam modernas tecnologias para garantir economia de combustível e baixo nível de emissões.

Para formular o conceito do novo modelo e chegar às suas surpreendentes formas, os designers do Centro Estilo Fiat para América Latina e Centro Estilo Fiat da Itália não tentaram adivinhar o que o consumidor queria. Pelo contrário. Eles primeiro dialogaram com o cliente e só então partiram para a criação do carro. A comunicação aberta foi adotada ao longo de todo o desenvolvimento, até as clínicas de produto com os modelos de estilo interno e externo em tamanho real. Assim, não havia como errar.

E, na melhor tradição Uno, o novo hatchback traz linhas compactas que abrigam um habitáculo aconchegante e iluminado, com ótimo espaço para todos os ocupantes e que oferece itens de conforto como direção hidráulica, ar-condicionado e rádio CD/MP3 player com Bluetooth, viva-voz e conexão USB. E também importantes equipamentos de segurança, como airbags e ABS.

O novo Fiat Uno traz também um conteúdo inédito para o seu segmento: o para-brisa térmico, que tem a função de desembaçamento. Este item quando acionado leva até três minutos para desembaçar o para-brisa por completo. No final deste tempo a função é desativada automaticamente.

O novo Fiat Uno está disponível em quatro versões de acabamento, todas com quatro portas, – duas com motor 1.0 e duas com 1.4 – e mantém o nome de uma das mais bem-sucedidas versões do hatchback: a Way. Em todas, o consumidor pode ter certeza de que encontra um automóvel moderno, arrojado, com excelentes motorizações e muita personalidade. São elas: Uno Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex.

DESIGN

Os quadrados arredondados se fazem notar, primeiramente, na surpreendente dianteira do novo Fiat Uno: os designers da Fiat posicionaram, entre o farol esquerdo e o emblema da marca, três elementos puramente estéticos, que cativam o olhar e despertam a curiosidade de explorar mais além.

Só então se percebe que o motivo se reproduz em todos os elementos externos do novo Fiat Uno, sendo expresso de inúmeros modos. E se percebe, também, que nenhuma linha é aleatória: todas as formas são estudadas, meticulosamente construídas para contrastar com as superfícies arredondadas. O fruto da habilidade e inspiração dos designers é um carro inovador que transmite dinamismo, robustez, juventude e modernidade sem perder o aspecto lúdico.

Na dianteira, por exemplo, o grande e envolvente para-choque traz um quadrado dividido por uma barra horizontal onde é posicionada a placa e duas entradas de ar. Seus cantos arredondados fazem um jogo geométrico com os quadrados laterais que embutem os faróis de neblina. E também guiam os olhos aos faróis, formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados.

O corte frontal do capô é sinuoso e ganha força com um aumento de volume que termina na parte inferior do para-brisa. O corte lateral fica bem próximo às caixas de roda dianteiras, como no primeiro Uno. Estas formam volumes definidos por rebaixos, dando ao carro um aspecto robusto e diferenciado. Suas superfícies superiores se encontram com a linha de cintura volumosa, reforçando esse aspecto.

Na lateral, além das caixas de rodas “quadradas”, temos um rebaixo estético retangular, com cantos arredondados, que junto com as novas maçanetas, caracterizam as linhas do novo Uno. Já as curvas do teto e da janela traseira se harmonizam com a linha reta da borda inferior dos vidros e da linha de cintura, paralela a ela — traços que transmitem uma horizontalidade e sensação de solidez.

As grandes lanternas traseiras posicionadas na coluna posterior invadem a lateral oferecendo o máximo de visibilidade em qualquer situação. Elas ainda equilibram o design da traseira e tornam, esteticamente, as colunas mais leves. Também possuem curvas semelhantes as das janelas traseiras, uma brincadeira geométrica de contornos que torna o visual do novo Fiat Uno ainda mais inovador e interessante.

Na face interna as lanternas margeiam o amplo vidro traseiro com volumes mais simples e retos. A tampa traseira tem superfície curva e o para-choque envolvente se encontra com as caixas de roda. Sempre com curvas e retas bem definidas, que jogando com os quadrados dão o tom ao carro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125735/visualizar/